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Em 1º M&A, Pipo Saúde compra corretora da HRTech Convenia

Com o acordo, empresas prometem entregar uma experiência integrada de gestão de saúde e plataforma de RH

M&A
Foto: Startups

A healthtech Pipo Saúde acaba de estrear no mercado de M&A. A startup, uma corretora digital de benefícios de saúde para empresas, adquiriu a operação da corretora de seguros da Convenia, com mais de 40 clientes e 11 mil vidas cobertas.

O valor da transação não foi divulgado, mas será pago 100% em dinheiro. Com o acordo, a Pipo se torna parceira exclusiva da Convenia, HRTech que oferece uma plataforma de gestão e automação dos processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Os clientes da Convenia poderão contar com a Pipo para atuar como a sua corretora de benefícios. Aqueles que utilizarem as soluções das empresas terão acesso à integração entre as plataformas de benefícios e RH, uma automação que promete mais agilidade e menos trabalho manual para a gestão dos benefícios.

“Vamos combinar a experiência em software da Convenia com o know how em saúde da Pipo para entregar uma experiência integrada de gestão de saúde e plataforma de RH. Integrar nossa plataforma com softwares de gestão de pessoas é uma demanda recorrente dos nossos clientes, e com a parceria da Convenia estamos indo nessa direção”, afirma Thiago Torres, VP de Clientes e cofundador da Pipo Saúde, em nota.

Segundo o executivo, os RHs poderão aproveitar as informações já disponíveis em seus sistemas para realizar as atividades operacionais de gestão de benefícios. “Além de melhorias operacionais, vamos poder colaborar para gerar inteligência de saúde, conseguir criar ações de saúde personalizadas e combinar dados para melhorar o bem-estar dos colaboradores”, acrescenta.

Para Rodrigo Silveira, cofundador da Convenia, a parceria amplia a capacidade da startup de gerar valor na gestão de benefícios através da Pipo. “O movimento permitirá um foco maior da Convenia em sua plataforma de gestão para o RH, desenvolvendo novas funcionalidades com maior velocidade, ampliando o nosso escopo e gerando mais sucesso para nossos clientes”, pontua.

No último ano, a Pipo Saúde triplicou a receita e duplicou a quantidade de clientes atendidos. Com a Convenia, a empresa conta com mais de 220 clientes e ultrapassa 80 mil vidas sob gestão. A aquisição acontece cerca um ano depois da healthtech levantar R$ 100 milhões em uma rodada série A liderada pela Thrive Capital.

Tendência para 2023

Se em 2021 o mercado tinha dinheiro farto disponível e investidores empolgados para assinar cheques gordos, no ano passado o cenário mudou bastante. Com a crise macroeconômica e turbulências políticas globalmente, o volume e tamanho dos aportes diminuiu, investidores ficaram mais seletivos e startups em todo o mundo enfrentaram maiores desafios para se sustentar.

Em um cenário mais restrito para captações, a tendência é que as empresas que não conseguirem levantar investimento sejam vendidas, e quem tiver caixa vai fazer a festa para adquirir concorrentes e potenciais parceiros. É provável que o número de M&As aumente significativamente em 2023.

A Gupy, por exemplo, aproveitou o cheque de R$ 500 milhões para comprar a Kenoby, sua principal rival na área de recrutamento e seleção. Em setembro, Adobe adquiriu a startup concorrente Figma, desenvolvedora de uma plataforma online de design colaborativo, por US$ 20 bilhões. E a Betterfly, unicórnio chileno do segmento de recursos humanos e benefícios corporativos, comprou a brasileira SeuVale para complementar o portfólio de serviços oferecidos aos RHs das empresas.