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Em 9 horas, Novah! capta R$ 600 mil pela Vegan Business

A marca de queijos traz a maior captação para a plataforma desde seu lançamento; investimentos somam R$1,5 milhões

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A marca de queijos plant-based Novah! é a mais nova empresa do portfólio da plataforma de equity crowdfunding Vegan Business. Em 9 horas, a empresa captou R$ 600mil em uma rodada concluída nesta segunda-feira (25).

Um grupo de 108 investidores apoiaram a rodada da empresa catarinense, anunciada com exclusividade para o Startups, com cheques entre R$ 1 mil e R$ 122mil. Esta é a terceira rodada da Vegan Business, que tem o objetivo de apoiar produtos e serviços voltados ao mercado plant-based e já captou R$ 1,5 milhão para startups early-stage desde o início de suas operações em janeiro deste ano.

A Novah! é uma empresa de alimentos plant-based com foco em queijos. A linha inclui cinco versões de queijos como provolone e requeijão, além de três versões de cheesecakes. Os alimentos, que são à base de castanhas, sem glúten e não utilizam amidos modificados na fórmula, passaram a vir em embalagens de papel após uma recent mudança de identidade visual.

Com o aporte, a empresa quer ampliar sua presença no estado de São Paulo. A ideia é utilizar metade dos recursos captados em contratações. Os outros 50% serão igualmente divididos entre melhorias nas áreas de marketing, operação, gestão e controles, e para expandir e automatizar a produção.

Além da execução da rodada e do capital em si, a realização da rodada através da Vegan Business traz uma rede de apoio com mentoras e networking – o chamado smart money. “[A captação] traz a possibilidade de tirarmos do papel o projeto de levarmos nosso propósito de forma mais qualificada e exponencial para cada vez mais pessoas que precisam de alternativas inclusivas”, diz a CEO da marca, Lisiane Oliveira.

A trajetória da Vegan Business – até aqui

A Vegan Business é a primeira plataforma com foco em produtos veganos no Brasil e foi fundada por Crica Wolthers, ex-CEO do aplicativo de meditação Zen, Grant Lingel e Nadia Gonçalves. A empresa obteve autorização para operar da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar no ano passado, quando captou R$1,7 milhão em uma rodada seed para co-investir nos aportes que intermedia.

A captação da Novah! é a maior realizada pela Vegan Business desde o lançamento da plataforma, e também a que atraiu mais investidores. O primeiro aporte concluído foi da marca de protetor solar vegano Chameleon Sun, uma marca de ex-executivos da Nike que captou R$505mil de 22 investidores com ticket médio de R$22mil.

Em fevereiro, a plataforma levantou R$375mil para a marca de leite vegetal Purifica. A segunda rodada teve um aumento no número de investidores, com 55 pessoas participando. O ticket médio foi de R$6,8 mil. A Vegan Business quer levantar até R$ 4 milhões para startups early-stage no mercado plant-based em 2022.

Segundo Crica, a conclusão das rodadas com sucesso e em algumas horas ilustra o interesse das pessoas em diversificar investimentos, além da atratividade do segmento. “Essa é uma maneira de fortalecer o mercado plant-based e oferecer às pessoas focar na questão de ter muitas pessoas buscando diversificar o investimento para empresas responsáveis e livre de crueldade”, pontua o CEO.

Em seu processo de educação do potencial investidor, Crica diz que a Vegan Business explica que lucros futuros podem vir através da aquisição da empresa investida (exit), alem de IPO, futuras rodadas ou mútuo conversível, uma espécie de empréstimo convertido em participações, ações ou cotas de uma empresa.

Outra forma que a Vegan Business usa para evangelizar e atrair investidores é conteúdo: a plataforma, que começou como um site de notícias sobre o mercado, contabiliza mais de 70 mil page views por mês. O conteúdo serve para gerar leads e interesse de investidores. “Não estaríamos aqui se não fosse pela comunidade que construímos por meio de conteúdo”, disse Crica, à época do lançamento da plataforma. “Isso também ajuda as empresas a levantar capital e divulgar seus negócios – somos únicos nesse aspecto.”