Você com certeza deve ter um amigo que é product manager, ou até mesmo fez uma transição de carreira para trabalhar como um em alguma startup ou setor de tecnologia de uma empresa. Segundo um levantamento da edtech PM3, a profissão está em alta no Brasil, inclusive aumentando a sua média salarial em 29% de 2021 para 2022.
Segundo o relatório, o salário médio de PMs saltou de R$ 10.059 em 2021 para R$ 13.056 em 2022. Segundo apontaram os respondentes, São Paulo se manteve como o estado com a maior média salarial ponderada (R$ 13.339), seguido por Santa Catarina (R$ 12.163) e Rio de Janeiro (R$ 11.637).
Além disso, a pesquisa mostra que a competição anda alta neste segmento. Entre os respondentes, 43,7% afirmaram ter participado de 1 a 3 entrevistas na área de Produto nos últimos 6 meses. Destes, 7,7% chegaram a participar de 10 ou mais entrevistas no mesmo período.
Quanto ao modelo de trabalho, 70,9% trabalham de maneira 100% remota, contra 24,4% que atuam no modelo híbrido, e 4,7% que estão tempo integral no presencial. “Em 2021, a pergunta foi um pouco diferente: questionamos qual era o modelo preferido dos profissionais, e a resposta foi que 65,9% preferiam o híbrido, 33,4% o remoto e apenas 0,7% o presencial”, afirmou a PM3 no relatório.
Alguns poréns
Contudo, nem tudo são flores: na parte salarial e de lideranças, a paridade entre homens e mulheres ainda não é uma realidade. A maior parte (37,5%) das líderes mulheres está na faixa entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. O número é maior que em 2021 e parece positivo, mas ainda não é tão bom quanto dos homens: dentre eles, a maior faixa está entre R$ 20 mil e R$ 30 mil de salário mensal.
Outro ponto não tão animador: 40% dos mais de 2 mil respondentes admitiram que não há nenhum profissional de Marketing de Produto nas suas empresas. Por outro lado, 28,6% apontaram a presença de 1 a 3 profissionais na função, e 15,5% disseram contar com 10 ou mais Product Marketers no time.
“Os dados mostram que, apesar de algumas empresas terem identificado a necessidade desse profissional e estarem adequando seus times para obter uma performance melhor, a maioria ainda não abriu oportunidades na área”, constata o estudo.