Negócios

Em sua primeira aquisição depois do IPO, Locaweb compra a Social Miner por R$ 22,2 milhões

Social Miner
Social Miner

Cumprindo a promessa de usar os recursos do IPO para fazer aquisições, a Locaweb anunciou hoje seu primeiro negócio.

O alvo foi a Social Miner, que atua com dados e inteligência para aumentar as vendas online. Segundo fato relevante enviado à CVM, a startup está sendo adquirida por R$ 22,2 milhões. Há ainda a previsão de pagamento de earn out para alguns dos acionistas, mas o valor não foi divulgado. O cálculo das metas será feito com base em metas calculadas pelo faturamento conjunto da Social Miner e da All iN, empresa que pertence à Locaweb. O Startups apurou que a Locaweb costuma pagar de 30% a 50% do valor de suas compras na frente, deixando o restante para o earn out.

A startup fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos tinha como investidores os fundos Indicator Capital, Canary e Wayra. Foi o primeiro exit da história da Indicator e o terceiro da Wayra em 2020.

“Com a integração das soluções da Social Miner, que possui um produto consolidado no mercado, e da All iN – empresa adquirida pela Locaweb em 2013, passamos a oferecer uma suíte completa de serviços que acompanha toda a jornada do consumidor para e-commerces e varejistas de todos os segmentos e tamanhos. Algumas grandes marcas como Natura, Wine, Kabum, Droga Raia/Drogasil, já utilizam a Social Miner para aumentarem as suas vendas, e agora, toda essa tecnologia poderá potencializar as vendas de milhares de clientes da nossa plataforma de e-commerce Tray“, disse a Locaweb no fato relevante. O Startups apurou que a Social Miner tem receita anual entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.

A Locaweb estreou na bolsa brasileira em fevereiro em uma oferta de ações que movimentou R$ 1,4 bilhão. Desde a listagem no início de fevereiro os papéis da companhia acumulam alta superior 190% (cotadas a R$ 59,85 no fechamento do pregão ontem). No plano vendido aos investidores, a companhia colocou as aquisições como uma parte importante da construção de seu portfólio de ofertas de serviços para empresas – especialmente as de pequeno e médio portes, seu principal público.

Em teleconferência para falar sobre os resultados do primeiro trimestre em maio, o presidente da companhia, Fernando Cirne, disse que a companhia tinha sete alvos em conversas avançadas para aquisição.