Pra relaxar

Startups Recomenda: 7 filmes e séries que todo empreendedor deve assistir

Filmes e séries trazem lições como resiliência, criatividade, gestão de crises, superação de dificuldades e aprendizados sobre o que não fazer

Filmes e séries trazem lições sobre empreendedorismo: Foto: Canva
Filmes e séries trazem lições sobre empreendedorismo: Foto: Canva

Dizem que o ano só começa de verdade depois do Carnaval. Mas, enquanto as atividades vão voltando ao seu ritmo normal, o Startups separou uma lista com sete produções audiovisuais que todo empreendedor – e investidor – deve assistir.

Os filmes e séries trazem lições como resiliência, criatividade, gestão de crises, superação de dificuldades e, é claro, aprendizados sobre o que não fazer.

Querem mais dicas? Confiram as recomendações anteriores nos links abaixo:

Startups Recomenda: 7 séries sobre tech e negócios que você precisa ver

Startups Recomenda: 7 filmes que todo empreendedor precisa ver

Startups Recomenda: 5 filmes sobre o lado obscuro dos negócios

Startups Recomenda: Mais 5 filmes e séries que todo empreendedor deve ver

A Grande Aposta (Prime Video e Mercado Play)

Dirigido por Adam McKay e lançado em 2015, o filme explica de forma bastante didática os fatores que levaram à crise de 2008. Os sinais são percebidos por seis personagens, baseados em pessoas reais: Michael Burry (Christian Bale), dono de um fundo de investimento, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling), o dono de uma corretora de investimentos Mark Baum (Steve Carell), e dois novatos que decidem criar um fundo na própria garagem (John Magaro e Finn Wittrock), que pedem ajuda ao guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt).

Esses personagens acreditam nos próprios instintos, mas também comprovam de diferentes formas que o mercado financeiro americano iria colapsar e derrubar desde grandes bancos a agências de risco. Até que a bolha estourasse, porém, eles têm sua tese questionada pelos principais agentes do mercado, são ridicularizados e começam a questionar sobre si mesmos. Para os empreendedores, fica a lição da resiliência e persistência.

Self-Made: A vida e história de Madam CJ Walker (Netflix)

Baseada em fatos reais, a minissérie do Netflix conta em quatro episódios a história de Sarah Breedlove (Octavia Spencer), que se tornou empreendedora e magnata de produtos para cuidados com cabelos de mulheres negras. A história se passa na Louisiana, em 1908, quando mulheres ainda eram restritas ao papel de mães e cuidadoras do lar.

Além de tratar de questões raciais e de gênero, a produção mostra como uma grande ideia, criada para resolver uma dor de um nicho de mercado não atendido por outras marcas, pode se tornar um negócio milionário. Mas não sem uma dose de dificuldades pelo caminho, é claro.

Super Pumped – A Batalha pela Uber (Apple TV)

Lançada em 2022, a série baseada no livro de mesmo nome escrito por Mike Isaac, mostra a história por trás da ascensão e queda do fundador da Uber, Travis Kalanick (Joseph Gordon-Levitt). Dos mesmos criadores de Billions, a produção mostra desde o relacionamento conturbado do empreendedor com seu investidor Bill Gurley (Kyle Chandler), até os escândalos que levaram à sua saída da empresa, como quebra de privacidade de usuários, assédio sexual e ambiente de trabalho tóxico.

Girl Boss (Netflix)

Inspirada na biografia best-seller de Sophia Amoruso, fundadora do site de roupas Nasty Gal, a série mostra como uma mulher falida e desempregada transforma seu amor por roupas em um negócio de sucesso. Interpretada por Britt Robertson, a protagonista começa vendendo peças garimpadas em brechós no eBay, até formar a sua marca milionária.

Homem-Absorvente (Netflix)

Ao perceber que muitas mulheres (inclusive a sua própria esposa) tinham problemas de saúde ao utilizar paninhos para conter o sangramento durante a menstruação, um soldador de um pequeno vilarejo rural do Leste da Índia decide inventar um absorvente descartável de baixo custo. No entanto, a ideia de Lakshmi (Akshay Kumar) não é bem recebida pela comunidade local, que trata a menstruação como tabu.

Depois de ser banido da comunidade, ele conhece Pari (Sonam Kapoor), uma artista ambulante que o incentivou a participar de uma competição de inventores, que premiaria a invenção de maior impacto social e ambiental. Ao vencer a competição, ele retorna como herói para a sua cidade e conquista a admiração da sua esposa.

Margin Call: O Dia Antes do Fim (Prime Video)

Em meio à crise de 2008, uma corretora de investimentos descobre que ultrapassou o seu limite de risco e que está prestes a falir. Com nomes como Stanley Tucci, Kevin Spacey, Demi Moore e Zachary Quinto no elenco, o filme dirigido por J.C. Chandor mostra os bastidores de uma reunião de emergência com diversos setores da empresa, entre eles seu dono, o acionista John Tuld (Jeremy Irons). A obra foi nomeada ao Oscar 2012 na categoria de Melhor Roteiro Original.

Obrigado por Fumar (Disney+ e Apple TV)

Porta-voz das maiores empresas de cigarros dos Estados Unidos, Nick Naylor (Aaron Eckhart) ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes no país. O filme de 2005 aborda, de forma satírica, o lobby da indústria do tabaco, além das indústrias das armas e do álcool, envolvendo táticas de negociação e relações com a mídia e a política. Conforme seu filho começa a desenvolver interesse pelo seu trabalho, porém, Nick passa a questionar a ética por trás da sua profissão.