Criar uma startup do zero e colocá-la para operar é um processo longo, que pode levar meses, e nem sempre dá certo. É para encurtar esse percurso que o empreendedor Carlos Perobelli, diretor-executivo da empresa brasileira de desenvolvimento de softwares Nexmuv, decidiu fundar o The Garage, um venture studio que “fabrica” empresas e lança o MVP (produto viável mínimo) em até 60 dias.
A iniciativa funciona como uma espécie de linha de produção de startups, que atua desde o desenvolvimento do produto, até o lançamento no mercado e a busca por investidores para fazer a alavancagem. Segundo Carlos, a ideia é ter pelo menos 10 startups todo ano indo para o mercado. E, em cinco anos, identificar um unicórnio.
“A Nexmuv está há 20 anos no mercado, mas em 2018 percebemos que o que tinha nos levado até aquele momento não nos levaria mais. Começamos com uma venture builder e testamos inovação aberta em 2019 e 2020, mas percebemos que teríamos que errar muito, para acertar pouco. Decidimos então que seria preciso fazer diferente para alcançar o que gostaríamos, que é agilizar o processo de uma startup e diminuir a taxa de erro”, afirma Carlos, em entrevista ao Startups.
O The Garage é o responsável por buscar os fundadores e os sócios da empresa. Entre eles, a própria Nexmuv, que entra com 10%. Em seguida, cria o MVP em 60 dias e oferece a solução para players do mercado. A ideia é desenvolver soluções de média complexidade em até 120 dias, e “sair com a solução montada e pronta para operar”, de acordo com Carlos.
Os aplicativos são desenvolvidos em plataforma low code, uma abordagem que permite que até mesmo desenvolvedores menos experientes criem aplicativos e sistemas complexos com um mínimo de codificação manual. Depois disso, são buscados os investidores. Para a criação de cada empresa, o venture studio investe até R$ 1 milhão.
Em 2023, o The Garage criou sua primeira empresa, após identificar dores no segmento de saúde. O aplicativo se chama MOC, uma plataforma de gestão de clínicas de saúde ocupacional. “Identificamos que esse era um mercado que precisava de uma transformação digital urgente. Começamos a fazer a implantação em novembro de 2023 e agora estamos buscando investimentos de R$ 2 milhões. Nosso objetivo é alcançar 10% desse mercado em três anos e atingir um faturamento de R$ 30 milhões ao ano”, conta Carlos.
O venture studio também desenvolve soluções white label para empresas. “Estamos entrando na área financeira, com chargeback. E desenvolvemos uma solução chamada contest, que facilita a contestação de compras e agiliza esse processo. Estamos em contato com empresas de cartões de crédito para oferecer esse produto”, afirma o empresário.