Estratégia

Nubank quer lançar primeira versão da “money platform" neste semestre

Na visão do Nubank, a IA tem potencial para levar uma experiência de private banker para o bolso de todos os clientes

Nubank
Foto: Divulgação

Em meio ao avanço frenético da inteligência artificial (IA), o Nubank planeja lançar neste semestre uma primeira versão de sua “money platform” (plataforma financeira). A informação é de Vitor Olivier, CTO do banco digital, que falou sobre a estratégia da empresa para IA no episódio inaugural do videocast da instituição, disponível no YouTube

Na visão do Nubank, a IA tem potencial para levar uma experiência de private banker para o bolso de todos os clientes. “Se o celular trouxe o banco para o bolso de todos, a IA pode trazer o private banker. Alguém que pode ajudá-lo. Nosso objetivo para este semestre é lançar a primeira versão disso”, afirmou. 

De acordo com o CTO, a ideia é identificar o que há disponível em produtos e serviços no mercado, combinar com dados compartilhados via Open Finance ou mesmo informações públicas para oferecer uma solução mais personalizada. “E vamos oferecer esse produto mesmo que não seja nosso porque nosso objetivo aqui é estabelecer um relacionamento de confiança”, disse. 

Banco autônomo e Open Finance

O uso de inteligência artificial permitirá experiências como o self-driving bank (algo como banco autônomo), citou o executivo. Significa, por exemplo, deixar algumas decisões financeiras numa espécie de piloto automático. 

“Para sermos capazes de fazer isso, é preciso muito trabalho de infraestrutura. Trata-se de garantir que os pagamentos automáticos funcionem”, afirmou. “É garantir que tenhamos todos os mecanismos de pagamento em seu lugar, para criar experiências que permitam ao cliente tomar as decisões certas no momento certo. E cada cliente tem seu próprio padrão de comportamento.”

Segundo o CTO, os dados compartilhados por meio do Open Finance são fundamentais para alimentar e enriquecer os modelos de IA. Além disso, permitem melhorar a capacidade de identificar riscos, assim como adaptar os produtos para cada cliente. Com 13,5 milhões de consentimentos ativos no Open Finance, o Nubank é o maior receptor e transmissor de dados no ecossistema.