A CAF, empresa brasileira de soluções para identificação digital e considerada uma das mais promissoras rivais da unico neste segmento, está de CEO novo. A companhia anunciou a nomeação de Jason Howard para o cargo, substituindo Darryl Green, que agora será o presidente executivo.
Jason. que estava na companhia desde o ano passado como CRO (diretor de receitas), agora terá o desafio de manter o ritmo de expansão global da marca, atendendo a demandas de logística e operações da empresa, que além do Brasil já tem clientes nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Segundo destacou a companhia, ele atualmente está baseado em Austin, no Texas, onde fica um dos seis escritorios da CAF.
“Estou muito honrado pela nomeação e ansioso pelo desafio de liderar a CAF em um momento tão fundamental para seu rápido crescimento. A CAF evoluiu de forma incrível nos últimos meses e tive a grata oportunidade de fazer parte dessa evolução. Agora, assumo o que considero um dos grandes desafios na minha vida profissional: conduzir essa empresa em expansão”, afirma em nota o executivo, que se juntou à companhia em agosto do ano passado.
Como diretor de receitas na idtech, Jason supervisionou todas as fases do go-to-market global e de vendas da empresa, com foco estratégico em impulsionar o crescimento no Brasil e no mundo, subindo o perfil da empresa que nasceu em 2019 no discreto município de Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul, para uma companhia de apelo internacional.
Para Darryl Green, o desafio como presidente executivo será o de coordenar a parte estratégica da CAF, tanto no plano global quanto nacional. Ele entrou na companhia em 2022, assumindo o post do CEO em agosto passado, e desde então a empresa entrou numa sequência de contratações internacionais. Muitos dos nomes (incluindo Darryl e Jason) vieram da Ethoca, idetch cofundada por Green e vendida à Mastercard.
Outros nomes trazidos pela companhia foram Vanita Pandey, ex-Visa que assumiu o posto de diretora de marketing, e Emma Lindley (também ex-Visa) que entrou para impulsionar a expansão internacional. Em dezembro, os outros dois fundadores da Ethoca, Andre Edelbrock e Trevor Clarke, chegaram na empresa passando a fazer parte do conselho administrativo.
Um breve histórico
A CAF foi fundada em 2019 no pacato município de Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul, pelo empresário Leonardo Rebitte, criando soluções de validação de identidade e onboarding digital, verificando a autenticidade de documentos e usa reconhecimento facial para garantir a legitimidade das pessoas. A proposta atraiu grandes bancos, fintechs e varejistas brasileiros como Magalu, iFood, Cora, Asaas, Mutual e N26.
Contudo, à medida que a companhia foi ganhando espaço no terreno das idtechs – onde o unicórnio unico ainda é o destaque – chamou a atenção de investidores. Na metade do ano passado, a empresa recebeu um investimento de R$ 80 milhões assinado pelos canadenses Darryl Green, André Edelbrock e Trevor Clarke, que cofundaram a Ethoca em 2005. Pelo aporte e a expertise dos executivos, o fundador da CAF convidou Darryl para assumir a presidência da idtech (e, indiretamente, abriu mais portas para a contratação de Jason).
A companhia diz em seu site ter realizado mais de 26 milhões transações e evitado R$ 877 milhões em perdas com fraudes desde sua fundação. A empresa cresceu 10 vezes em receita e 5 vezes em número de funcionários em 2021. Atualmente, a startup tem postos em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto e Austin, além do QG em Venâncio Aires.