Fim

EXCLUSIVO: Mercado Diferente encerra a operação dia 21 de dezembro

Com 3 anos de operação, Mercado Diferente captou US$ 8 milhões, mas não conseguiu fazer nova rodada, apurou o Startups

Mercado Diferente
Mercado Diferente. Foto: divulgação | Divulgação

A Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos com pegada saudável e de sustentabilidade, encerrará suas atividades no dia 21 de dezembro.

O comunicado do fim da operação foi enviado a fornecedores na semana passada. “Em nome de toda empresa Mercado Diferente, agradecemos a parceria no fornecimento de ingredientes fresquinhos e orgânicos que puderam estar na mesa de milhares de famílias nesses três anos de trabalho conjunto”, escreveu a companhia em documento ao qual o Startups teve acesso. “Encerramos esse ciclo agradecidos e honrados por ter participado da construção do mercado de hortifruti orgânico no Brasil” completou.

Comunicado enviado a fornecedores pela Mercado Diferente. (Foto: Reprodução)

O fim da operação acontece seis meses depois de a companhia ter divulgado uma captação de R$ 9 milhões feita com os fundos Collaborative Fund e Caravela Capital, que já investiam na startup. O Startups apurou que a injeção de recursos foi uma extensão da rodada anterior, um bridge que tinha como objetivo levar a operação até a próxima rodada (uma série A).

A nova capitalização, no entanto, acabou não acontecendo por conta do cenário do mercado. Como alternativa, um M&A com outra empresa estava em negociação, mas também não foi adiante, o que levou à decisão de encerrar as atividades. “É um negócio de margens baixas e necessidade de escala para ter retorno”, disse uma fonte com conhecimento das decisões ao Startups. Procurada, a companhia não deu retorno ate a publicação da matéria.     

Em três anos, a Diferente levantou um total de US$ 8 milhões. A receita acumulada foi de R$ 50 milhões, com R$ 20 milhões pagos a produtores e 70 mil clientes atendidos em São Paulo e arredores. O centro de distribuição na Zona Oeste da capital paulista, abriga cerca de 40 dos 70 funcionários.

No momento, o esforço é de ajudar na recolocação dos profissionais e também de tentar achar comprador para as tecnologias desenvolvidas internamente, apurou o Startups. Uma das apostas da companhia era um chatbot no WhatsApp que ajudava o consumidor a fazer as suas compras.