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Exclusivo: QuintoAndar avança em dados e mira ganho de escala

Com o ecossistema imobiliário consolidado na América Latina, companhia foca agora em aprimorar tecnologia e portfólio de produtos

Larissa Fontaine, Chief Product Officer (CPO) do QuintoAndar
Larissa Fontaine, Chief Product Officer (CPO) do QuintoAndar | Foto: Divulgação

A tecnologia sempre foi o pilar central da estratégia do QuintoAndar desde sua fundação, há mais de 10 anos. Atualmente, são mais de R$ 175 bilhões de ativos sob gestão, com presença em mais de 75 cidades no Brasil, além de Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do Grupo QuintoAndar. A plataforma conta com mais de 50 mil anúncios de aluguel e 170 mil anúncios de compra e venda ativos. Mas o que vem depois?

Com seu ecossistema imobiliário já consolidado na América Latina, a companhia agora direciona esforços para aprimorar sua tecnologia e desenvolver novos produtos, visando um crescimento em grande escala e mantendo o foco na experiência do cliente.

“Nem toda startup consegue alcançar o product market-fit. Tivemos essa conquista, o que é incrível, e agora o desafio é escalar para o próximo nível, tanto em produto e negócios quanto na equipe”, afirma Larissa Fontaine, Chief Product Officer (CPO) do QuintoAndar. Segundo ela, esse movimento envolve a expansão do time, com contratações de engenheiros de software, analistas de dados e gerentes de produtos, além do desenvolvimento de soluções tecnológicas que ampliem a capacidade de atender a mais clientes.

“Estamos animados com a oportunidade de usar dados e inovação para criar experiências incríveis para nossos clientes. Sim, já temos um produto que funciona no mercado, mas temos muitas ideias para torná-lo ainda melhor e mais simples para quem precisa tomar grandes decisões, como comprar ou alugar um imóvel. Queremos que as pessoas se sintam confiantes nesse processo, oferecendo insights e experiências que reforcem essa confiança”, explica.

Ex-vice-presidente e gerente geral do Google One, com passagens pelo YouTube e o Google Play, Larissa lidera a área de produtos do Grupo QuintoAndar diretamente da Califórnia, nos Estados Unidos, liderando remotamente uma equipe com mais de 140 profissionais. “A centralidade no usuário, a qualidade do produto e a inovação são valores que transcendem qualquer indústria. Discutimos bastante sobre essas qualidades essenciais, analisando o tipo de experiência que desejamos oferecer”, conta.

Com a proposta de transformar o mercado imobiliário, a proptech reúne um portfólio completo de marcas e soluções que atendem todas as etapas do processo de moradia, incluindo anúncios, locação, administração, compra e venda de imóveis, garantias locatícias e gestão de condomínios.

O papel dos dados

Imagine literalmente construir um avião enquanto ele está em pleno voo: uma tarefa arriscada e desafiadora, pois ele precisa continuar operando enquanto melhorias e mudanças significativas são feitas. É assim que Larissa Fontaine descreve sua atuação no QuintoAndar. “Estamos construindo o avião enquanto ele está voando, ou seja, tentando inovar constantemente em um negócio que já é grande e próspero”, diz.

Para alcançar esse objetivo, o QuintoAndar adota uma abordagem data-oriented tanto internamente quanto externamente. A companhia se baseia na coleta e análise de dados para compreender o comportamento dos clientes, identificar oportunidades e tomar decisões assertivas. “Os dados estão no centro de muito do que fazemos. Internamente, eles impulsionam diversas iniciativas, desde o trabalho em equipe até nossos principais projetos. A ideia é usar essas informações para criar os produtos certos, que realmente atendam às necessidades dos usuários”, afirma.

Externamente, os dados permitem à companhia disseminar conhecimento sobre o mercado imobiliário e oferecer insights para clientes e parceiros. “Uma das grandes inovações que o QuintoAndar trouxe ao mercado foi a confiabilidade dos dados de moradia, garantindo que as informações descritas nos anúncios são precisas e de qualidade”, destaca Larissa.

A startup também desenvolve ferramentas que ajudam as pessoas a se sentirem mais confiantes ao longo da jornada, como o índice de aluguel, que avalia a tendência mensal dos preços de aluguel nas principais cidades do Brasil, e o relatório trimestral de compra e venda, que oferece um panorama geral do mercado imobiliário. O núcleo de dados do QuintoAndar, chamado DataHouse, reúne estudos, pesquisas, relatórios e dados exclusivos sobre o mercado imobiliário, todos disponíveis publicamente.

“Esses recursos fornecem insights e tendências de mercado para todo o ecossistema, beneficiando não apenas inquilinos ou proprietários, mas também compradores, vendedores, agentes e investidores. Acreditamos que podemos fazer ainda mais, aproveitando nossos dados internos e de mercado para proporcionar maior visibilidade, entendimento e confiança nas decisões imobiliárias”, avalia a CPO.

Ela explica que no QuintoAndar as áreas de dados e produto trabalham cada vez mais integradas. Essa colaboração permite cruzar informações desde a concepção de produtos até a definição de métricas claras e de longo prazo, possibilitando analisar prioridades com cuidado e oferecer experiências cada vez melhores aos clientes.

O que vem por aí

Assim como o uso de dados, a inteligência artificial desempenhará um papel ainda mais importante na execução dos projetos futuros do QuintoAndar. “Sempre acreditamos em IA e aprendizado de máquina, investindo nisso desde o início em áreas como busca, descoberta, classificação e recomendação, para ajudar os usuários a encontrarem os imóveis que amam”, afirma Larissa.

A startup tem explorado o uso de IA generativa de forma operacional para facilitar o trabalho dos agentes de atendimento ao cliente e aumentar a eficiência interna. “Estamos vendo mais e mais tração a cada dia e sabemos que ainda temos muito a melhorar”, pontua.

Ela revela que, em breve, o QuintoAndar anunciará inovações focadas no usuário, com novidades previstas para os próximos meses. A CPO ressalta que a proptech já utiliza inteligência artificial nos processos de avaliação de crédito, acelerando as aprovações para futuros inquilinos. “Continuaremos investindo nisso, e acredito que teremos inovações empolgantes para aprimorar ainda mais as buscas e a correspondência com ótimos imóveis. Há muitas iniciativas em andamento, e temos muito mais a lançar em 2025”, antecipa.

Sem spoilers dos próximos projetos, a executiva vê, de forma geral, grandes oportunidades para tornar a jornada de habitação ainda mais simples. “Podemos agilizar os passos e facilitar a navegação. Estamos pensando em como fornecer insights proativos. E, voltando ao tema dos dados, queremos dar mais confiança aos usuários em todo o ecossistema, seja para alugar, comprar ou investir. Também vemos oportunidades de inovação na área de precificação, tornando o processo de compra e venda mais simples e fluido, da busca à compra e à mudança”, conclui.