Depois de um ritmo intenso em 2024, com três aquisições e a entrada no segmento de fintechs, a Sankhya anunciou, com exclusividade ao Startups, sua primeira novidade para 2025: o lançamento de uma vertical exclusiva para RH. A área está sendo liderada por Alberto Lopes, que atuou como CSO da Sólides de 2023 a 2025, e agora assume a recém-criada vice-presidência da Sankhya RH.
O sistema engloba a ferramenta de gestão de folha, desenvolvida internamente, com as soluções de três startups da Sankhya que atuam no mercado de Recursos Humanos: a Pontel (sistema de ponto), Mindsight (gestão de performance) e a Vixting (segurança do trabalho e onboarding), adquirida pelo grupo mineiro no ano passado.
Segundo Alberto, o ecossistema de RH da Sankhya atende a companhias de todos os portes, mas tem foco principalmente nas médias empresas, com a partir de 150 funcionários, que acabam sendo desassistidas pelas gigantes do setor.
“Todas passaram por uma digitalização forte nos últimos anos, muitas substituíram as planilhas por algum sistema mais leve, mas a maior parte não possui um sistema de gestão mais completo para ajudar. Os produtos do portfólio da Sankhya são muito robustos, já que são soluções desenvolvidas por empresas que focam apenas naquilo, e agora estão em um ambiente unificado”, afirma o vice-presidente.
O objetivo, de acordo com o executivo, é que a Sankhya RH cresça 200% nos próximos três anos e tenha um faturamento tão representativo quanto as demais soluções de gestão empresarial do grupo.
Alberto é formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tem mestrado em administração de empresas pelo Ibmec e especialização em administração de negócios, inovação e empreendedorismo na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Com passagens por multinacionais do setor de RH como Michael Page e Indeed, o profissional ingressou no universo das startups em 2017, quando participou da fundação da Revelo, onde foi Chief Sales Officer (CSO). Depois disso, atuou como Sales Director da Creditas, onde ajudou a promover uma reestruturação da empresa, e foi CSO na Sólides, com a missão de alavancar o crescimento da startup.
Aquisições no radar
Nos últimos anos, a Sankhya vem crescendo por meio de aquisições, tendo como meta um faturamento de R$ 1 bilhão em dois anos. Apesar de não abrir mais dados de faturamento, André Britto, CFO da Sankhya, afirma que a empresa está em crescimento exponencial e que “vai chegar lá em breve”.
Ao todo, a Sankhya já adquiriu oito startups, e tem apetite por mais – inclusive no segmento de RH. “A gente atende a cerca de 95% da necessidade dos RHs, temos uma oferta bem completa de produtos. Mas podemos fazer outras aquisições para completar o nosso ecossistema, atendendo a necessidades um pouco mais específicas e nichadas, como educação corporativa e benefícios, por exemplo”, explica o CFO.
No início do ano passado, a Sankhya havia anunciado interesse em abrir capital a partir de 2025. No entanto, André explica que as condições de mercado não favorecem esse tipo de estratégia neste momento.
“Tudo isso que temos feito vem caminhando para o IPO, na medida em que cria uma avenida de crescimento. Mas não temos necessidade de capital agora. Quando for um bom momento e entendermos que faz sentido, a gente pode fazer isso”, diz.