Facebook e Tesla surpreenderam positivamente o mercado semana passada e outras techs da bolsa, divulgaram como foi o trimestre.
A ação do Facebook subiu 10% no mercado americano (+ U$50 bi de fluxo financeiro para o ativo). Algo equivalente a um Itaú. O faturamento com propaganda cresceu 17%, chegando a U$17 bi no trimestre. A margem foi prejudicada pelo aumento de despesas com vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento, que agora representam 39% das receitas (antes, 32%).
Os dados de usuários também impressionaram. O Facebook registrou 1,7 bilhões de usuários diários e 2,6bi de usuários ativos por mês, cada um gerando uma receita média de US$ 7 no 1T20, 9% maior que no ano passado.
Microsoft, Tesla e Spofity
Microsoft
“Dois anos em dois meses” é a descrição da CEO para esse último trimestre, que registrou faturamento e lucro líquido 15% e 23% maiores ano contra ano, superando as estimativas do consenso em 3,5% e 9%, respectivamente. Destaque para o segmento para a nuvem (Office 365, Azure, LinkedIn e Dynamics) com vendas 39% maiores! LinkedIn voando, analisou a XP nesse report.
+ O posicionamento estratégico da companhia ao ofertar a concorrente do Slack (Teams), o Azure e o Virtual Desktop, permitiu que clientes e negócios operassem à distância e registrou aumento no tráfego de dados. A escalabilidade da empresa também é um diferencial que cria alavancagem operacional; enquanto a receita de serviços cresceu de US$ 15bi para US$ 19bi (+27%), o custo deste serviço cresceu apenas 13% e as despesas com vendas, marketing e administrativas apenas 9%.
SEM CRISE. Do quarteto Amazon, Alphabet, Apple e Facebook, somente Apple manteve as receitas, as outras três, aumentaram os números relativamente, comparando os Q1s de 2019 para 2020. Fonte: Statista.
Tesla
É a primeira vez na história que a empresa registra lucro (padrão GAAP) positivo em um primeiro trimestre, que é normalmente o trimestre mais fraco. Foi o melhor 1T em termos de produção e entregas, com 88 mil automóveis entregues, em linha com o esperado, com faturamento 32% maior contra o ano passado. Estrategicamente, continuam a migrar dos modelos S e X para os modelos 3 e Y, que são mais baratos, mas mais lucrativos.
Spotify
Crescimento de 31% de assinantes premium, totalizando 130 milhões, e superando expectativas de lucro (menor prejuízo) em 60%. Número de usuários se manteve amplamente constante, com exceção de países mais impactados como Itália e Espanha que viram redução. Spotify é uma pérola.