Os facilitadores de pagamento (também conhecidos como subcredenciadores ou subadquirentes) se organizaram recentemente, para criar uma associação pró mercado.
O setor precisava dessa iniciativa e já era urgente.
A recém criada Anfap, Associação Nacional dos Facilitadores de Pagamentos, reúne soluções como subcredenciadores do mundo físico e online. Subcredenciadores são as soluções chamadas de intermediadores de pagamento ou PSP (payment solution provider).
Para exemplificar melhor, os credenciadores são as grandes soluções de pagamento (Cielo, Rede, Getnet, Stone, PagSeguro e companhia). São as empresas que possuem licença das bandeiras para operar no mercado de cartões. Já os facilitadores, fazem o trabalho intermediário, ou seja, vão até os pequenos e médios negócios, oferecendo serviços similares aos credenciadores, mas com especializações específicas. Para existirem, precisam se conectar a essas grandes credenciadoras para poderem capturar transações.
Empresas como Mercado Pago, Picpay, EBanx e Acqio são alguns exemplos de facilitadores.
A Associação dos Facilitadores de Pagamento foi criada depois de um encontro presencial em Janeiro de 2020 e agora toma forma e representatividade com mais de 70 associados, que já são agentes importantes do varejo. Os entusiastas e organizadores do grupo, são diretores e fundadores dos próprios facilitadores que têm como principal objetivo, direcionar a associação para ser uma voz entre os reguladores (Bacen e Cade) e incentivar a concorrência, que no Brasil, ainda é concentrada em grandes empresas ligadas aos bancos.
Os bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander detém mais de 80% do mercado, através de Cielo, Rede e Getnet.