* por Charles Nisz, especial para o Startups, da Febraban Tech
Durante o Febraban Tech, maior evento de automação bancária do Brasil, que acontece entre 9 e 11 de agosto em São Paulo, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou o lançamento do programa Caixa para Elas, uma série de produtos segmentados para o público feminino.
O anúncio foi feito por Júlio César Sierra, vice-presidente da CEF para varejo, em um painel na terça-feira (09). Dentre os produtos ofertados, estão a poupança digital Caixa Tem, microcrédito, cartão de crédito com isenção de anuidade, maquininha de cartão e seguro, entre outros.
Todas as agências do banco estatal terão atendimento especializado, e 8.000 funcionários estarão qualificados para este tipo de atendimento. Até o fim deste mês, 1.000 agências da Caixa terão espaços dedicados ao Caixa para Elas.
Haverá ainda atendimento em um caminhão-agência, entre 10 de agosto a 2 de dezembro. O banco também terá agências-banco no atendimento especializado a partir do dia 16.
Segundo Júlio César, o programa tem três vertentes. A primeira delas é a prevenção e denúncia de violência contra mulheres. A segunda está baseada numa parceria com o Sebrae para fomentar o empreendedorismo feminino. A terceira é a cesta de produtos financeiros para mulheres.
Produtos específicos para mulheres
O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres, o que corresponde a 57%. A pandemia fez aumentar essa tendência. “A ideia é oferecer crédito mais barato, para que essas clientes não usem o rotativo do cartão”, disse Júlio César.
“A linguagem do mercado financeiro não estimula as mulheres. Não há compreensão de como a preocupação com o dia a dia de uma mulher se traduz para um produto financeiro”, disse Daniela Marques, nova presidenta da Caixa, durante o anúncio. “Teremos produtos com linguagens e desenvolvimento específico para mulheres.”
“Tenho que usar a minha força de rede bancária para criar um mecanismo de proteção para as mulheres em todo o país. Teremos um espaço para mulheres dentro das agências”, acrescentou Daniela.