IA generativa

C6 Bank lança assistente com IA generativa para transações

Após breakeven e lucro líquido, banco avança na experiência do cliente investindo em tecnologia para facilitar transações do dia a dia

Usuário fazendo Pix pelo C6 Assistant, enviando uma imagem com as informações para a transação financeira
Usuário fazendo Pix pelo C6 Assistant, enviando uma imagem com as informações para a transação financeira | Foto: Divulgação

Sabe quando você tem que abrir o Whatsapp, copiar as informações que alguém enviou e colar no aplicativo do seu banco para realizar um Pix? Ou então quando recebe o boleto no email e precisa transferir todas as informações manualmente para fazer o pagamento? Bom, o C6 Bank quer descomplicar esse vai e vem e facilitar as transações do dia a dia com o uso da IA generativa. Na próxima segunda-feira (2), o banco digital lança o C6 Assistant, um chat dentro do próprio app do C6 capaz de fazer Pix e pagamentos de forma simples e rápida, garantindo a segurança e privacidade dos dados do usuário.

A solução é treinada para reconhecer dados de pagamento em qualquer lugar, seja uma imagem, uma conversa nas redes sociais, textos escritos à mão ou boletos digitais. Com isso, o usuário pode encaminhar textos, fotos, prints e arquivos para o aplicativo do C6 Bank. Automaticamente, o assistente detecta a transação desejada e, após a confirmação do usuário, realiza a transação. É possível também enviar Pix aos contatos salvos no app do banco sem a necessidade de digitar chaves – nesse caso, a IA obedece a comandos tão simples quanto “Pix de 100 para Marina”. 

“O C6 Bank sempre busca cruzar a inovação com a experiência do usuário”, afirma Gustavo Torres, Chief Innovation and Experience Officer do C6 Bank, em coletiva de imprensa para jornalistas. “A inteligência artificial, popularizada pela OpenAI, está transformando a relação das pessoas com a tecnologia e a internet. Diante deste cenário, o desafio é alinhar essa nova dinâmica com o nosso universo bancário sem deixar a segurança de lado. Para o C6 Bank, a resposta foi criar uma nova forma de interação com nossos serviços, utilizando a IA generativa para isso”, destaca.

A notícia chega em um momento financeiramente positivo para o C6 Bank. Com mais de 100 produtos e serviços, oito áreas de negócio, e R$ 48 bilhões em carteira de crédito (sendo quase 50% proveniente da operação de consignado), o banco digital atingiu o break even operacional pela primeira vez em novembro de 2023. O primeiro lucro líquido veio no semestre seguinte, na faixa dos R$ 969 milhões. A projeção é fechar 2024 com cerca de R$ 59 bilhões de carteira de crédito total e um lucro líquido acima de R$ 2 bilhões. 

“Reduzimos a nossa inadimplência de forma significativa, passando de 5,5% em meados de 2022 para 2,8% em setembro de 2024, devido principalmente à diversificação da carteira, e um avanço da nossa carteira com garantia, que hoje corresponde a 78% da carteira total”, analisa Philippe Katz, CFO do C6 Bank. Ele estima que, a partir de agora, a taxa de inadimplência se mantenha em torno dos 3%.

“Em 2025, a tendência é continuar na linha do equilíbrio financeiro. Vamos seguir crescendo em todas as áreas de negócio e ampliando a carteira de crédito”, pontua Philippe. O grande foco para o próximo ano é o incremento da principalidade e o investimento contínuo em segurança e inovação. “Estamos olhando mais para a principalidade e na melhora do relacionamento com o cliente do que em aumentar a base de usuários. Temos crescimento a uma taxa média e, com o lançamento do C6 Assistant, esperamos aprimorar nosso relacionamento com a base”, observa.

Planos de inovação

A expectativa é que novas funcionalidades sejam implementadas à ferramenta ao longo do primeiro trimestre de 2025. “O C6 Assistant ajudará os clientes a fazer investimentos. Isso inclui a possibilidade de aplicar dinheiro e fazer resgates, além de checar sua posição de investimentos e ver as opções de aplicação”, revela Gustavo. Outra intenção é permitir que o usuário “converse” com a sua fatura. “O usuário poderá perguntar onde tem tido mais gastos do cartão de crédito, como transporte, delivery, roupas, entre outras, e realizar ações como pagamento ou adiantamento da fatura”, conta o executivo. Será possível pedir, por exemplo, para o assistente indicar os CDBs mais rentáveis do momento e agendar pagamento de boletos. Gustavo antecipa que, em breve, o assistente atenderá a comandos também por áudio, promovendo mais acessibilidade.

“Tudo isso é possível porque construímos uma plataforma proprietária. O C6 Bank já utiliza IA há anos em áreas como segurança e data science. Mas o boom da IA generativa nos incentivou a passar por um processo que conectasse a plataforma com qualquer LLM, de acordo com as nossas necessidades. Podemos utilizar vários modelos; um para as transações de Pix, outro para as de boletos, e assim por diante”, explica Gustavo.

Ele acrescenta que há, inclusive, uma “LLM mãe”, responsável por conferir se a LLM do assistente virtual está se comportando da forma correta e respondendo assertivamente aos comandos do usuário de forma simples e segura.

O C6 Bank Assistant nasce para ser um assistente transacional.  “No futuro, pode acontecer de o chat de atendimento também ocorra dentro do assistente, mas, no momento, esse não é foco. É uma solução 100% voltada para as transações financeiras”, destaca Gustavo.

Curiosamente, o anúncio do C6 Bank acontece apenas dias depois de outra gigante do mercado financeiro. Na última semana, o Itaú Unibanco anunciou uma ferramenta de IA generativa para atendimento de seus clientes, batizada de Inteligência Itaú. A solução começará com ferramentas para a realização de pagamentos e gestão financeira. A tecnologia inclui transações em Pix através do WhatsApp oficial do banco, e será capaz de interpretar mensagens encaminhadas, por exemplo, para fazer as transferências às contas de destino.

Mas é seguro?

A preocupação dos usuários com a segurança e a privacidade de suas informações tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente no que diz respeito à questão financeira. “Faz parte de uma boa experiência ter um processo seguro, e parte fundamental de como criamos os produtos do banco passam por esse comprometimento, desde a fase da concepção”, garante José Luiz Santana, chefe de segurança do C6 Bank.

Segundo o executivo, a garantia de segurança do C6 Assistant vem do fato da solução estar dentro do próprio aplicativo do banco e, automaticamente, integrado a toda infraestrutura do C6. “Não usamos softwares de terceiros para lidar com as informações dos clientes e nosso app tem diversas funcionalidades de controle para garantir a segurança do cliente. Isso inclui senha e duplo fator de autenticação, biometria facial para autenticar transações, conhecimento do perfil e comportamento do usuário, cadastro de locais seguros onde o usuário poderá consultar o saldo e realizar suas transações (sem poder fazer isso fora dos espaços registrados) e uma análise de risco de todo o conteúdo enviado pelo usuário, tanto textos quanto imagens”, afirma José Luiz.