O Mercado Pago acaba de dar um passo importante em sua trajetória. Nesta terça-feira (22), a empresa revelou seu novo posicionamento estratégico, com a ambição de se tornar o banco digital líder da América Latina. Para marcar essa fase, a companhia apresenta uma nova identidade visual, anuncia o lançamento de novos produtos e firma uma parceria de peso com a cantora Anitta.
“Depois de 21 anos, estamos deixando o azul e adotando o amarelo, com o objetivo de aproximar ainda mais as marcas Mercado Livre e Mercado Pago”, afirmou Osvaldo Gimenez, CEO do Mercado Pago, durante coletiva de imprensa. “A ideia é destacar que, assim como o Mercado Livre se consolidou como o maior e melhor e-commerce da América Latina, estamos caminhando para nos tornarmos o maior banco digital da região”, completou.
Para o executivo, com mais de 60 milhões de usuários na região, o melhor ainda está por vir para o Mercado Pago. Embora tenha nascido como uma solução dentro do Mercado Livre, a fintech hoje opera de forma independente, oferecendo um portfólio completo de investimentos, empréstimos, cartões e seguros.
“Por trás da nova identidade visual, está a visão de que o Mercado Pago é capaz de entregar soluções financeiras de forma eficiente e gerar ganhos reais para os usuários”, destacou André Chaves, SVP e head do Mercado Pago no Brasil. O país é considerado um mercado estratégico para a companhia, que registrou faturamento de R$ 24 bilhões em território nacional.
Briga de gigantes
A parceria com Anitta reforça o novo posicionamento da marca no Brasil. A colaboração estreia com uma campanha em que a cantora protagoniza ações de divulgação do Mercado Pago, e ainda alfineta o principal concorrente da empresa na região, o Nubank. “Vai ficar aí, roxo de vontade?”, provoca Anitta no vídeo da campanha.
Em 2021, Anitta integrou o conselho do Nubank, onde permaneceu por 14 meses. Em agosto de 2022, deixou o cargo para assumir o posto de embaixadora global da marca. Questionada sobre a nova parceria com o Mercado Pago e o antigo vínculo com o Nubank, a cantora foi direta: “Eu não saí de um [banco digital] para entrar no outro”. Segundo ela, o relacionamento com o Nubank já havia se encerrado antes mesmo do início das conversas com o Mercado Pago. Ela acrescentou que não terá ganho de participação no Mercado Pago.
“Independentemente de rótulos e títulos, me sinto com muito mais voz para opinar e para garantir que estarei realmente falando com o meu público, para que venham para algo mais vantajoso, onde se sintam mais protegidos e seguros, com uma comunicação fácil e sem pegadinhas”, destacou Anitta. “A contratação é da minha imagem, não estou por trás como diretora ou membro do conselho, mas isso não diminui minha participação em ser ouvida e em ouvir também. Estou muito feliz com tudo o que foi oferecido aqui”, acrescentou.
Novidades no portfólio
A ambição de se tornar o maior banco digital da América Latina vem acompanhada de novos produtos e serviços. A partir de agora, usuários com pelo menos mil reais na conta terão acesso a um cofrinho com rendimento de 112% do CDI. Além disso, os fãs de Anitta que se inscreverem no Mercado Pago através do link da artista ganharão R$ 30 automaticamente. “Juntos, vamos cada vez mais cocriar e pensar no que podemos fazer para transformar a relação dos brasileiros com o sistema financeiro”, afirmou André Chaves, SVP e head do Mercado Pago no Brasil, durante a coletiva de imprensa.
“Somos a maior empresa de tecnologia da América Latina. Investimos grandes quantias todos os anos em segurança para garantir que a conta e as transações sejam seguras, que o fraudador fique de fora e o cliente, protegido”, ressaltou o executivo.
De acordo com André, a companhia investe bilhões anualmente no Brasil, tanto em produtos quanto em tecnologia. A fintech registrou um crescimento de 31% no número de usuários ativos no último ano no país, além de um aumento de 138% no uso de seu cartão de crédito e um salto de 33% em awareness.
“Temos um modelo de negócio rentável, que consegue crescer graças ao uso de tecnologia e à oferta de produtos que proporcionam cada vez mais benefícios aos usuários. Estamos apenas começando nossa jornada e acreditamos que seremos o banco digital mais relevante da América Latina”, concluiu.