
Nos últimos anos, a Mercado Bitcoin (ou apenas MB, como preferem se chamar agora), fez movimentos agressivos para “fugir” da pecha de exchange de Bitcoin e se firmar como uma plataforma mais abrangente de ativos digitais no país. Agora, a empresa está dobrando essa aposta, anunciando mudanças em sua liderança e com a organização de novas operações para expandir dentro e fora do Brasil.
Conforme destacou a companhia em nota, a MB “inicia um novo capítulo em sua trajetória”, com a criação de uma operação dedicada ao Brasil e outra focada em oportunidades no mercado europeu. Inclusive, Reinaldo Rabelo, que atuava como CEO da MB até então, vai agora ficar à frente da Operação Europa, com sede em Portugal.
A outra frente – chamada Operação Brasil – será presidida por Lucas Lopes, profissional com experiência no setor financeiro e que antes liderava a área de produto na Serasa Experian no Brasil. Com essa expertise, o plano da MB é acelerar sua frente B2C, com integração entre tecnologia, produto e experiência do cliente.
“Queremos acelerar a nossa jornada digital, ampliando o uso de tecnologia e dados para criar experiências excepcionais para os nossos usuários. É um novo jeito de operar que começa dentro de casa, no modo como criamos, medimos e entregamos valor com visão centrada no cliente de tudo o que fazemos”, completa.
Ambos reportam ao Chairman executivo Roberto Dagnoni. Segundo ele, o movimento reforça a ambição do MB de consolidar-se como um player global em ativos digitais e infraestrutura financeira baseada em blockchain.
“A chegada do Lucas representa um reforço estratégico ao time de liderança do MB. Ele reúne experiências bem-sucedidas em escalar negócios, track record em crédito e cobrança, além de modelagem de produtos voltados a grandes audiências, sempre com foco em tecnologia e dados para otimizar a jornada do cliente”, destaca Roberto.
Com a nova liderança no Brasil, o MB tem planos de chegar a R$ 400 bilhões em volume transacionado até 2030, impulsionando a sua receita em mais de dez vezes.
A meta inclui também aumentar a base de clientes de 4 milhões para 25 milhões – um crescimento de mais de seis vezes em cinco anos. Quanto às expectativas de crescimento no mercado europeu, a companhia não divulgou números.
“Escala com qualidade é o motor dessa nova fase. É por meio dela que vamos ampliar nosso impacto, ampliar acesso e construir uma ponte sólida entre o sistema financeiro tradicional e a nova economia digital”, destaca Lucas Lopes.