Rodada de investimento

Conduit capta US$ 6M e quer expandir na LatAm e África

Kirill German, CEO da Conduit. Foto: Divulgação
Kirill German, CEO da Conduit. Foto: Divulgação

O mercado de transferências internacionais, dominado por players como Wise, Nomad, Revolut, entre outras, está prestes a ganhar mais um forte concorrente na América Latina. A fintech norte-americana Conduit anunciou a captação de US$ 6 milhões com a Helios Digital Ventures, o braço de capital de risco da Helios Investment Partners, e quer fortalecer sua presença na região, além de impulsionar sua expansão para a África.

Fundada em 2021 nos Estados Unidos, e com presença no Canadá, México, Colômbia, Brasil, Quênia e Nigéria, a Conduit oferece uma plataforma B2B que permite que empresas em mercados emergentes movam seu dinheiro de forma mais rápida, barata e transparente do que as alternativas tradicionais, sem a necessidade de moedas digitais.

Originalmente, a fintech foi lançada como uma API para conectar fintechs, neobancos e instituições financeiras tradicionais com produtos de ganhos lastreados em criptomoedas. No entanto, a Conduit mudou seu foco após reconhecer os pontos problemáticos em pagamentos internacionais B2B de seus próprios clientes.

Com isso, a startup decidiu apostar em ferramentas para investidores institucionais com base em finanças descentralizadas (DeFi), ou seja, permitindo transações diretas entre usuários. 

Kirill Gertman, CEO da Conduit, afirma que a missão da empresa é tornar os pagamentos B2B internacionais melhores. “As empresas devem ser capazes de converter moedas e liquidar pagamentos com maior velocidade, custos mais baixos e melhor visibilidade do que o que é possível com os trilhos de pagamento tradicionais. Estamos comprometidos em habilitar essa funcionalidade para empresas em todo o mundo, especialmente em mercados de rápido crescimento como o Brasil”, diz.

Atualmente, a fintech possui mais de 80 clientes diretos em todo o mundo, entre empresas importadoras e exportadoras, serviços de folha de pagamento e outras plataformas cross-border. Com o investimento recebido, o objetivo é atingir a marca de 25 clientes com projeção de movimentar aproximadamente US$ 10 bilhões nos próximos 12 meses, considerando os dois continentes, sendo US$ 1 bilhão somente no Brasil.

“Embora países como o Brasil tenham sistemas eficientes para transações domésticas, as transferências internacionais ainda são caras e demoradas. Em parceria com bancos locais, a startup oferece um processo mais rápido e econômico, permitindo que as empresas enviem dinheiro em moeda local, cuidando da transferência e da conversão cambial, garantindo assim transparência e menores custos para o destinatário”, comenta Bernardo Janot, Gerente da Conduit

A fintech quer atrair empresas de setores como agricultura, têxtil, exportadores, portos, CVs e, principalmente, fintechs interessadas em emissões cross-border, sem uso de moedas digitais. 

No ano passado, o volume anualizado de transações da Conduit ultrapassou US$ 9 bilhões, com um valor crescente vindo do Quênia e da Nigéria, regiões onde lançou operações recentemente e que tiveram um crescimento de 25% na receita mês a mês.