A Credix, fintech especializada em crédito e embedded finance, anunciou uma iniciativa em parceria com o BTG Pactual Asset Management para lançar um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) de R$ 300 milhões, voltado a pequenas e médias empresas (PMEs).
Segundo destacou a fintech em nota, a iniciativa tem a expectativa de ampliar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas (PMEs) por meio do CrediPay, solução de financiamento de curto prazo da fintech – em outras palavras, o produto de “buy now, pay later” (BNPL), da fintech.
De acordo com Thomas Bohner, CEO e fundador da Credix, o FIDC chega ao mercado totalmente automatizado a partir da tecnologia proprietária da fintech.
“Nosso mecanismo de crédito, baseado em IA, permite aprovações de crédito em tempo real, simplificando o acesso ao financiamento em grande escala. Líderes da indústria como a Volvo Trucks e plataformas de e-commerce de ponta estão aproveitando a nossa tecnologia para desbloquear novas oportunidades de vendas” destaca Thomas.
Com a nova oferta, a companhia quer desbloquear oportunidades no segmento de crédito para PMEs, integrando o FIDC diretamente no processo de vendas de grandes empresas e distribuidoras, facilitando o financiamento de recebíveis. De acordo com o CEO, a expectativa ao unir forças com o BTG é o de alcançar cerca de 11 milhões de PMEs, muitas delas sem acesso a crédito.
“Esta solução inovadora melhora seu poder de compra, aumenta as vendas B2B, reduz custos operacionais e otimiza o fluxo de caixa para todas as partes envolvidas”, complementa Bohner, em comunicado.
Fundada em 2021, a Credix já soma mais de R$ 600 milhões em captações, entre equity e dívida com investidores como Valor Capital, Motive Partners e ParaFi Capital. No ano passado, a fintech lançou o CrediPay no mercado, solução de crédito permite oferecer aos compradores condições de pagamentos flexíveis, enquanto recebem os valores de forma antecipada.
Segundo dados divulgados pela própria fintech, no ano passado a Credix anotou um crescimento mensal superior a 50%. “Com o novo FIDC, a Credix está pronta para acelerar ainda mais sua expansão”, destacou a fintech em nota.