Fintech

Em tempos de "crise da IOF", Conta Simples aposta em conta global

Fintech acabou de anunciar solução de cartão multimoeada para clientes que operam internacionalmente

Leitura: 5 Minutos

Sobre o Apoio

Zoop Serviços financeiros Acessar site
Conta Simples agora tem produto de conta global | Foto: divulgação
Conta Simples agora tem produto de conta global | Foto: divulgação

Seguindo com seu “sprint” de desenvolvimento de novos produtos para complementar sua solução de despesas corporativas, a Conta Simples agora está entrando no jogo das contas internacionais. A fintech anunciou esta semana a Conta Simples Global, solução que permite aos clientes criarem uma conta internacional e transacionarem em cartão multimoeda sem IOF.

O novo produto é resultado de uma parceria com a Airwallex, plataforma internacional de serviços financeiros, e tem como foco atrair startups, PMEs e empresas digitais que possuem operações, fornecedores e (ou) receitas em outro país.

Segundo destacou a fintech em nota, o novo produto chega para facilitar em tarefas como recebimento de valores, envio de remessas em múltiplas moedas e usar um cartão corporativo global, além de otimizar as vendas e pagamentos de organizações que operam anúncios, ferramentas e serviços internacionais.

“Estamos levando toda a experiência já construída ao longo da nossa trajetória com empresas que operam em todo o Brasil, agora para as que operam internacionalmente, abrindo uma oportunidade global de atuação e expansão”, comenta Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples, em comunicado.

Segundo Felipe Buniac, líder de crédito e sócio na fintech, a companhia tem uma grande expectativa de transações para os próximos meses, com as operações que envolvem câmbio ou demandas internacionais

“A solução foi lançada para atender ao nosso público, as PMEs, que, por meio de pesquisas na base e estudos de mercado, demonstraram essa necessidade. Mesmo com o foco inicial em nossa já atual base de clientes, também projetamos crescimento na entrada de novos clientes, que buscam operar globalmente com mais eficiência”, destacou o executivo, em nota enviada ao Startups, sem entrar em números sobre as tais expectativas.

Atendendo a pedidos

De acordo com a própria Conta Simples, o projeto surgiu a partir de conversas com clientes, que apontaram uma lacuna de soluções de conta global corporativa. A partir disso, a fintech conduziu uma pesquisa junto a milhares de empresas, confirmando a demanda e identificando os pontos importantes para montar uma solução do tipo.

“Não existia um player que oferecesse uma solução financeira que unisse remessas, gestão de despesas corporativas, cartão e conta global, então percebemos uma oportunidade para eliminar uma dor de várias organizações e ajudar a escalarem em dólar”, afirma o líder da área de New Ventures e cofundador da Conta Simples, Fernando Santos.

Segundo Fernando, outro aspecto que fez a diferença na formulação do novo produto foi a implementação de funcionalidades inteligentes para reduzir as taxas de operação internacionais.

“As operações são enquadradas como remessas com finalidade específica, o que permite condições fiscais mais vantajosas do que uma transferência comum. E quando falamos de pagamentos de anúncios e serviços no exterior, esse custo pode ser significativamente reduzido, dependendo do enquadramento da operação”, pontua Fernando.

Para Felipe Buniac, outro aspecto do novo produto que pode impactar junto aos clientes da empresa tem a ver com o atual momento da IOF no país. “Um cartão internacional sem IOF reduz sensivelmente o custo de compras no exterior, algo muito utilizado entre nossos clientes, tanto para quem recebe ou envia dinheiro internacionalmente. É uma vantagem concreta para empresas que buscam eficiência financeira em operações globais”, avalia.

Lançamentos frequentes

O lançamento da conta global vem no rastro de um posicionamento recente da Conta Simples. No começo de 2025, cerca de um ano depois de levantar uma rodada Série B de R$ 200 milhões, a empresa anunciou uma mudança estratégica no negócio, passando a contar com 12 novas funcionalidades – e lançamentos a cada seis meses.

Chamada de Conta Simples 2.0, a nova era da plataforma contou com um investimento de R$ 20 milhões e promete aumentar em cinco vezes o faturamento da empresa nos próximos anos.

“Os R$ 200 milhões que levantamos foram fundamentais para acelerarmos nossa evolução, tanto na ampliação do nosso time interno quanto no desenvolvimento do produto. Investimos pesado em tecnologia, com todo o desenvolvimento da Conta Simples 2.0 feito internamente, e foco em entregar ainda mais eficiência e controle para as empresas”, afirma Rodrigo Tognini, CEO e co-fundador da Conta Simples, em conversa com o Startups no começo do ano.

Algumas das novidades apresentadas pela empresa foi a integração de cartões corporativos na Google Wallet, pagamento em lote, entre outras novidades, alem de um investimento na implementação de dados e IA nas operações, como forma de trazer mais eficiência para os negócios.

“A Conta Simples Global colabora para nosso objetivo de ganhar market share no segmento de cartões. Um cartão internacional sem IOF é uma proposta de valor muito competitiva e nos ajuda a atrair empresas que antes utilizavam soluções de bancos tradicionais ou fintechs internacionais. A combinação de experiência local com infraestrutura global é um ativo estratégico para escalar essa frente”, finaliza Felipe.