A Pismo, startup de soluções de platform-as-a-service na nuvem para pagamentos e serviços financeiros, está em meio a uma guerra de ofertas de duas gigantes. Visa e Mastercard estão interessadas em comprar a empresa brasileira e, segundo fontes, parece que a Visa está em vantagem.
Segundo revelaram pessoas a par dos trâmites à Bloomberg, a Visa teria tomado a dianteira nas negociações, em uma aquisição que poderia passar a marca de US$ 1 bilhão. A companhia estaria pronta para anunciar o negócio ainda este mês. Entretanto, um acordo final ainda não foi concluído – e existe o risco de a negociação cair por terra.
Por falar em negociação que caiu, a Visa passou por isso em 2021, quando sua aquisição da Plaid por US$ 5,3 bilhões foi barrada por agentes antitruste dos EUA. A fintech especializada em conectar diferentes contas foi fundada por dois brasileiros.
Já a Pismo, fundada por Marcelo Parise, Juliana Binatti Motta (CPO), Daniela Binatti (CTO) e Ricardo Josua (CEO), tem sua sede em São Paulo, mas atende clientes nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com 244 colaboradores em países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura.
Em 2021, em papo com o Startups, a companhia falou sobre seus planos de expansão, se situando como uma techfin para atender globalmente as demandas de instituições financeiras e outras empresas interessadas em incluir camadas financeiras.
Com sua plataforma, a empresa tem cerca de 45 milhões de contas sob gestão, com clientes como Itaú, BTG Pactual, o banco digital N26 e a gigante varejista chilena Falabella. Em outubro do ano passado, a empresa recebeu um investimento de US$ 108 milhões em série B liderada por Softbank, Amazon e Accel.