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Espresso recebe aporte da SaaSholic e lança IA para otimizar gestão de despesas

Fintech aposta em sua plataforma multiproduto como diferencial na gestão de despesas corporativas de PMEs

Espresso
Espresso, plataforma de gestão de despesas corporativas (Foto: Canva)

O Espresso, fintech focada na gestão de despesas corporativas, recebeu um aporte do fundo SaaSholic, direcionado a startups Software as a Service (SaaS) na América Latina. A captação, de valor não revelado, foi concluída há cerca de um ano, porém acaba de ser anunciada com o objetivo de investir em novos produtos e estratégias de crescimento.

“Nosso diferencial é ser uma plataforma multiproduto”, afirma Fábio Antunes, cofundador e diretor de operações do Espresso, em conversa com o Startups. “Queríamos ampliar o nosso leque de soluções para além da despesa de viagens, ajudando na administração de outras despesas em uma organização”, explica. Fundada em 2017, a startup oferece uma solução para gestão de adiantamento e reembolsos, cartão corporativo com bandeira Mastercard, conta digital e uma plataforma para gestão de despesas recorrentes, como assinaturas de softwares, infraestrutura e gastos com marketing digital/ADS.

Como parte da estratégia de expandir ainda mais o portfólio de produtos, a companhia acaba de lançar o Barista IA, ferramenta de inteligência artificial que elimina tarefas manuais e repetitivas, detecta fraudes e aumenta a eficiência operacional. “A ideia é que os usuários fiquem o menor tempo possível usando nosso software, pois isso significa que conseguimos realmente otimizar os processos”, diz o COO.

No período de testes realizados pelo Espresso, a solução reduziu em até 80% o tempo gasto pelo financeiro no controle de despesas. Além disso, mais de quatro mil despesas foram barradas pela presença de tabaco e álcool, proibidas nas políticas de despesas das empresas. Cerca de 30% das despesas registradas tiveram alertas de possível duplicidade (mesma nota sendo utilizada mais de uma vez) e 15% tinham divergência de valores entre o preço do cupom fiscal e o reembolso solicitado.

O produto é fruto do investimento da SaaSholic e foi desenvolvido pelo time de tecnologia da startup, composto por mestres em inteligência artificial formados pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). “Mais do que uma ferramenta, a proposta é que o Barista seja um movimento. Vamos seguir lançando funcionalidades para gerar ainda mais valor para o cliente, oferecendo a IA quase como um assistente financeiro”, explica Fábio.

Segundo o executivo, a expectativa é que a solução tenha uma grande adesão entre os quase mil clientes do Espresso. “A área financeira das PMEs ainda é carente de automação, e acreditamos que vamos impactar muitas empresas que já utilizam nossa plataforma”, afirma. As projeções também são otimistas ao olhar para o mercado de forma geral. “Embora não haja dados concretos, estimamos que, somando os nossos clientes com os dos concorrentes, ainda há menos de 10 mil empresas no Brasil utilizando ferramentas como essa. Às vezes, parece que tem muitos players no universo de gestão de despesas para PMEs, mas ainda é um oceano azul com muitas oportunidades”, avalia Fábio.

Espresso
Fundadores do Espresso: Fábio Antunes e Guilherme Costantin Tangari (Foto: Divulgação)

Geração de valor

Segundo Gustavo Souza, managing partner da SaaSholic, investir no Espresso foi uma decisão clara. “Em 2022, concluímos que o espaço de reembolsos e adiantamento de despesas corporativas no Brasil ainda estava engatinhando. Naquele momento, o mercado de venture capital estava operando em marcha lentíssima e o investimento no Espresso foi uma decisão clara: a empresa sempre foi rentável e não dependeria de rodadas adicionais de investimento. Menos capital sendo investido em outras startups naquele momento significava menos competição, e o time sempre executou e cresceu de forma consistente”, pontua.

O executivo destaca que a SaaSholic chegou a avaliar diversos times e soluções, e diz ter ficado bastante impressionado com a maturidade da startup. “Desde que nos tornamos sócios, a empresa tem mantido o crescimento e fez evoluções profundas no produto que refletem nas taxas de renovação de contrato e cross-sell”, afirma Gustavo.

Fundado em 2017, o Espresso cresce entre 50% e 100% ao ano. A companhia ainda não está fazendo uma busca ativa para uma próxima rodada de investimentos, mas segue mantendo e reforçando relacionamentos com eventuais parceiros e investidores.

O foco agora é ampliar a oferta de valor, com a meta de dobrar a base de clientes, chegando a 2 mil empresas atendidas no próximo ano. “Em 2024, vamos gerenciar ainda mais tipos de despesas corporativas. As empresas estão voltando a querer ferramentas mais robustas e completas que resolvam vários problemas, ao invés de ter várias ferramentas separadas e específicas para cada demanda”, analisa o cofundador do Espresso.