A Foregon vem diversificando sua atuação em busca de novas linhas de receita. Fundada em Presidente Prudente, interior de São Paulo, a fintech opera um marketplace de produtos financeiros, incluindo conta digital, cartão de crédito e empréstimos. Há cerca de três meses, a empresa lançou um plano por assinatura e agora está colocando no ar uma nova vertical, que vai operar de forma independente e tem até nome próprio — Booster.
“O ano foi de diversificação de receita com novas artérias de crescimento”, define Gustavo Marquini, CEO da Foregon, ao Finsiders. “Continuamos na vertical de originação de produtos financeiros, principalmente conta digital e cartão de crédito. E agora, com a Booster, passamos a atuar em outros mercados, como educação e e-commerce”, afirma o executivo.
A nova unidade de negócio funciona como uma adtech. Na prática, é uma agência de marketing de propulsão que utiliza tecnologia e análises avançadas de métricas. Assim, garantem a otimização de campanhas e possibilitam o acompanhamento do desempenho em tempo real. “Atualmente temos 26 anunciantes, com a meta de ultrapassar 40 até o fim do ano. A expectativa é faturar R$ 10 milhões em 2024, o primeiro ano completo dessa operação”, prevê o CEO.
‘Bootstrapping’
Questionado se é uma mudança de rota da Foregon, o executivo garante que o marketplace continuará existindo. Aliás, trata-se de um negócio que se mantém em crescimento. “Enquanto os outros marketplaces focavam em empréstimos, nós nos especializamos em conta digital e cartão de crédito. É um berço de oportunidades”, argumenta Marquini.
Nos últimos seis anos, a Foregon diz ter aumentado em 86 vezes sua receita. Um crescimento, em média, de 144% ao ano. “Somos ‘bootstrapping’ [sem investimento externo] e lucrativos desde 2017”, cita o CEO.
Atualmente, a plataforma da Foregon soma mais de 2,7 milhões de CPFs cadastrados. A média de acessos chega a 2 milhões por mês. No “mercado de soluções financeiras” da fintech, o consumidor encontra ofertas de conta e cartão de crédito de mais de 10 instituições financeiras. Em empréstimos, a empresa tem parcerias com outros quatro marketplaces: Bom Pra Crédito, FinanZero, EasyCrédito e Juros Baixos.
Novo serviço
O executivo cita, ainda, movimentos recentes da fintech para explorar novas fontes de receita. “Lançamos o Foregon Premium há três meses e o serviço sairá da versão beta no primeiro trimestre do ano que vem. A retenção tem sido boa: 40% dos usuários que assinam o plano anual renovam; no caso de quem opta pelo plano mensal, esse índice é de 30%”, afirma Marquini.
A modalidade funciona de maneira semelhante à conta premium da Serasa Experian. Com o plano pago da Foregon, o consumidor pode, por exemplo, receber notificações em tempo real sobre mudanças no seu score, verificar a situação do CPF junto à Receita Federal e, ainda, ter atendimento de especialistas. “Em breve, terá novas funcionalidades como acompanhamento de ações judiciais e possíveis vazamentos na dark web”, cita o CEO.