Com atuação no segmento de pessoas físicas da Open Co, a fintech Geru está reformulando sua marca e quer avançar agora no mercado B2B2C. A empresa está lançando uma solução de Buy Now, Pay Later (BNPL) para plataformas de e-commerce que queiram implementar o GeruPay em seus checkouts e está ampliando as possibilidades de financiamento, permitindo que os clientes possam pagar parte da compra como entrada, diretamente no Pix.
Nascida da fusão entre as startups Geru e Rebel, a Open Co trouxe mais uma empresa para o grupo no ano passado, a BizCapital, que concentrou os empréstimos para pequenas e médias empresas. Em entrevista ao Startups, Sandro Reiss, fundador e CEO da Open Co, afirma que a divisão entre os braços de pessoas físicas e pessoas jurídicas permanece, com a diferença que agora a Geru passará a focar também nas soluções B2B2C. Em especial, para o varejo.
“Falar sobre dinheiro ainda é tabu para muitas pessoas no Brasil, o que só aumenta quando o assunto envolve o crédito. Queremos falar disso de forma mais leve e entendemos que as soluções da Geru são instrumentos para diversas situações, não apenas para sair de um perrengue financeiro. Nossa visão é que o recurso do empréstimo pode e deve ser utilizado para que as pessoas vivam melhor, tanto nos micro momentos do dia como nos macro momentos da vida, como em viagens, estudo ou mesmo para o acesso a bens de consumo não duráveis, por exemplo”, explica.
Para a Geru, o Buy Now, Pay Later (BNPL) é uma solução que democratiza o acesso ao crédito, já que permite que os consumidores parcelem compras em até 12 vezes sem que tenham cartão. Além de aumentar o poder de consumo, também favorece o comércio, que ganha mais uma possibilidade de realizar vendas.
O BNPL é feito por meio do GeruPay, modalidade que pode ser incluída no aplicativo das lojas. No momento do check-out, basta que o cliente escolha essa forma de pagamento.
“Apesar do avanço da variedade de meios de pagamentos, cerca de 60% da população ainda não tem acesso ao cartão de crédito ou, se tem acesso, conta com um limite baixo. A solução de BNPL democratiza o acesso e permite que mais pessoas possam fazer compras planejadas, utilizando o crédito como recursos para conquistas pessoais, como a compra de uma viagem, um curso para carreira ou mesmo um bem de consumo não durável, como um smartphone, por exemplo. É um mercado amplo e com forte demanda”, aponta Sandro.