Fintech

Geru avança no B2B2C e lança BNPL para e-commerce

Com Buy Now, Pay Later, Geru permite que lojas online ofereçam a possibilidade de parcelar compras em 12 vezes sem cartão

Sandro Reiss, CEO da Open Co.
Sandro Reiss, CEO da Open Co.

Com atuação no segmento de pessoas físicas da Open Co, a fintech Geru está reformulando sua marca e quer avançar agora no mercado B2B2C. A empresa está lançando uma solução de Buy Now, Pay Later (BNPL) para plataformas de e-commerce que queiram implementar o GeruPay em seus checkouts e está ampliando as possibilidades de financiamento, permitindo que os clientes possam pagar parte da compra como entrada, diretamente no Pix.

Nascida da fusão entre as startups Geru e Rebel, a Open Co trouxe mais uma empresa para o grupo no ano passado, a BizCapital, que concentrou os empréstimos para pequenas e médias empresas. Em entrevista ao Startups, Sandro Reiss, fundador e CEO da Open Co, afirma que a divisão entre os braços de pessoas físicas e pessoas jurídicas permanece, com a diferença que agora a Geru passará a focar também nas soluções B2B2C. Em especial, para o varejo.

“Falar sobre dinheiro ainda é tabu para muitas pessoas no Brasil, o que só aumenta quando o assunto envolve o crédito. Queremos falar disso de forma mais leve e entendemos que as soluções da Geru são instrumentos para diversas situações, não apenas para sair de um perrengue financeiro. Nossa visão é que o recurso do empréstimo pode e deve ser utilizado para que as pessoas vivam melhor, tanto nos micro momentos do dia como nos macro momentos da vida, como em viagens, estudo ou mesmo para o acesso a bens de consumo não duráveis, por exemplo”, explica.

Geru lançou uma nova identidade visual para acompanhar mudanças. (Foto: Divulgação)

Para a Geru, o Buy Now, Pay Later (BNPL) é uma solução que democratiza o acesso ao crédito, já que permite que os consumidores parcelem compras em até 12 vezes sem que tenham cartão. Além de aumentar o poder de consumo, também favorece o comércio, que ganha mais uma possibilidade de realizar vendas.

O BNPL é feito por meio do GeruPay, modalidade que pode ser incluída no aplicativo das lojas. No momento do check-out, basta que o cliente escolha essa forma de pagamento.

“Apesar do avanço da variedade de meios de pagamentos, cerca de 60% da população ainda não tem acesso ao cartão de crédito ou, se tem acesso, conta com um limite baixo. A solução de BNPL democratiza o acesso e permite que mais pessoas possam fazer compras planejadas, utilizando o crédito como recursos para conquistas pessoais, como a compra de uma viagem, um curso para carreira ou mesmo um bem de consumo não durável, como um smartphone, por exemplo. É um mercado amplo e com forte demanda”, aponta Sandro.