Rodada de investimento

Mercado de Recebíveis capta de novo e já vale R$ 110M

Fintech anuncia segunda rodada em menos de um ano, elevando seu valuation em quase 50%

Henrique Echenique, CEO e fundador da Mercado de Recebíveis
Henrique Echenique, CEO e fundador da Mercado de Recebíveis | Foto: Divulgação

A fintech Mercado de Recebíveis anunciou sua primeira rodada de investimentos há menos de um ano, captando um aporte seed em dezembro. Dez meses depois, a empresa acaba de fechar uma nova rodada, de valor não revelado, que elevou seu valuation em quase 50% — de R$ 70 milhões na rodada anterior para R$ 110 milhões atualmente.

“O contato frequente com potenciais investidores faz parte da nossa estratégia de longo prazo”, afirma Henrique Echenique, CEO e fundador da Mercado de Recebíveis. Segundo ele, as conversas com “nomes reconhecidamente experientes do mercado” já vinham acontecendo há algum tempo, com o objetivo de atrair investimentos e fortalecer o time de advisors da empresa. “Aproveitamos o momento favorável para trazer pessoas qualificadas e ganhar mais fôlego para acelerar nosso crescimento”, ressalta.

Para ele, o principal fator para o rápido crescimento do negócio foi o foco no aplicativo. Desde dezembro de 2023, a Mercado de Recebíveis lançou uma plataforma que permite aos empreendedores antecipar recebíveis de cartão diretamente no ponto de venda (PDV), de forma simplificada. Com essa tecnologia, o valor é transferido para a conta em até 30 segundos via Pix.

Fundada no início de 2023, a fintech nasceu com a missão de oferecer uma experiência financeira mais fluida e flexível para o PDV. Seu foco é apoiar pequenos e médios empreendedores na gestão de caixa, promovendo maior liquidez. Para isso, disponibiliza soluções que utilizam recebíveis de duplicatas e cartão de crédito, simplificando o acesso a capital de giro.

Rodada e use of proceeds

Henrique explica que o principal objetivo da nova rodada é acelerar o desenvolvimento do produto, aprimorando a tecnologia e a experiência do usuário. Uma parte dos recursos também será direcionada para a contratação de talentos, visando a expansão da equipe.

Os investidores iniciais da Mercado de Recebíveis foram a Urca Angels e os executivos Marcelo Bella (Letsbank) e Inês Corrêa Souza (Magalu), que participaram da primeira rodada. Agora, juntam-se como investidores e advisors Gustavo Pimenta (ABInBev) e Higor Franco (LWSA, antiga Locaweb). A nova rodada também contou com follow-on dos já investidores.

“Buscamos atrair tanto os investidores que já haviam apostado na fintech desde a fase seed quanto aqueles que disseram ter perdido a oportunidade de entrar na primeira rodada e, ao verem nosso crescimento, decidiram não deixar essa chance passar agora”, destaca o empreendedor.

Para o próximo ano, as prioridades da fintech serão fortalecer a parceria com grandes empresas, expandir sua operação digital por meio do aplicativo e proporcionar uma economia significativa para seus clientes, estimada entre R$ 8 milhões e R$ 30 milhões por mês até dezembro de 2025. Além disso, a empresa prevê alcançar a marca de R$ 1 bilhão em Volume Total de Pagamentos (TPV) até o final de 2025.

A Mercado de Recebíveis foi criada em um momento de mudança regulatória, com a implementação da resolução nº 339 do Banco Central, publicada em agosto de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de registro das duplicatas nas registradoras. Segundo Henrique, a resolução abriu um mercado que movimenta entre R$ 5 trilhões e R$ 10 trilhões por ano.

“Estamos muito animados com a evolução regulatória que envolve a obrigatoriedade de registro das duplicatas. Vemos essa agenda como bastante positiva, pois contribui para a redução dos custos financeiros, especialmente para os empreendedores menores”, afirma Henrique.