Acertar a cotação do dólar é uma ciência que nem os cérebros mais bem pagos da Faria Lima são capazes de dominar com 100% de acerto. Então por que um mero mortal planejando suas próximas férias deveria se arriscar? Foi pensando nisso que a Nomad criou uma nova oferta para seus clientes, o Dólar Nomad.
Com ele, é possível conseguir uma condição mais vantajoso na cotação da moeda pagando hoje para receber o montante comprado em um prazo de 12 meses. O desconto é fixo de R$ 0,15 em relação ao dólar comercial do momento da compra. O valor mínimo de compra é de R$ 5.000,00.
Em uma simulação feita no aplicativo da fintech pouco antes dessa matéria entrar no ar, a cotação caiu de R$ 6,04 para R$ 5,89.
Se os planos mudarem e for preciso ter os dólares em menos de 12 meses, é possível desfazer a operação sem pagar nenhuma taxa. Basta solicitar e o dinheiro é convertido pela cotação do dia em que a compra foi feita inicialmente. “É um benefício hoje para quem quer se programar. E a Nomad já é um colchão virtual para quem não tem necessidade imediata [e vai guardando dólares para algum outro momento]”, disse Eduardo Baer, COO da Nomad, durante evento com jornalistas e influenciadores hoje pela manhã em São Paulo.
Segundo ele, a expectativa é que 15% da base de clientes da Nomad adote a nova modalidade. Hoje a fintech tem 2,4 milhões de contas e US$ 4 bilhões sob gestão. Para Eduardo, o novo serviço é interessante para a Nomad em três aspectos: antecipação de recursos e planejamento de necessidade de dólares com mais prazo; diferenciação e também fidelização com os clientes. “Em um prazo de 12 meses de contrato podemos ampliar o relacionamento, oferecer outras coisas”, pontuou. De acordo com ele já está discussão a possibilidade de criar opções de compra mais curtas que 12 meses.
A compra de moeda de forma planejada e de olho no longo prazo é um recurso já bastante conhecido e utilizada pelas empresas – o famoso hedge cambial. Mas uma oferta mais simplificada ainda não estava disponível para o grande público.
Durante o evento de mais cedo, Eduardo reforçou diversas vezes que o Dólar Nomad não se trata de um investimento nem de uma opção de compra de moeda. O nome técnico correto é “venda com liquidação futura”. A operação é feita em parceria com o Ouribank, que já presta serviços para a Nomad há bastante tempo.
Campanha de marketing
Para promover a novidade, a Nomad colocará no ar entre dezembro e janeiro sua segunda grande campanha de marketing. Desenvolvida pela agência David, ela terá como personagens a astróloga Márcia Sensitiva e a taróloga Pri Ferraz. Em um tom divertido, as duas vão brincar com a dificuldade de fazer previsões sobre a cotação do dólar. “Se eu errar vocês apagam”, brinca Pri em um dos vídeos.
De acordo com Thais Nicolau, diretora de marketing da Nomad, a campanha será veiculada no ambiente digital, usando canais próprios da fintech e também os 200 influenciadores parceiros da marca. Ela lembrou que, diante das recentes oscilações da moeda, foi preciso gravar os vídeos da campanha duas vezes para refletir valores mais próximos do momento. Thais, que chegou à Nomad em janeiro, destacou que o lançamento do Dólar Nomad faz parte da estratégia da companhia de ampliar sua oferta par além da conta e do cartão para compras em outras moedas. “2024 foi um ano de virada para a Nomad. E em 2025 vamos continuar transmitindo esse posicionamento diferenciado”, acrescentou.