O Nubank anunciou, nesta quinta-feira (08), o lançamento do Pix por aproximação em seu aplicativo. A novidade permite que clientes realizem transferências presenciais com apenas um toque, sem precisar escanear QR Codes.
A ferramenta será implementada gradualmente para clientes com celulares Android, mas ainda não há previsão da disponibilidade para usuários de iOS. Para ter acesso, basta ter uma chave Pix cadastrada no banco digital e aproximar o celular da maquininha compatível.
Segundo o Nubank, a funcionalidade herda os mesmos protocolos de segurança já utilizados em outras ferramentas do banco, como o Modo Rua e os limites personalizados da Área Pix. Além disso, o banco destacou que seus clientes podem escolher entre usar o saldo da conta ou o limite do cartão de crédito, com possibilidade de parcelar a compra em até 12 vezes.
O que é o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação é uma nova forma de pagamento que combina o sistema de transferências instantâneas do Pix com a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo que o usuário realize uma transação apenas aproximando o celular de uma maquininha, ou seja: sem a necessidade de escanear um QR Code ou digitar uma chave (e-mail, telefone, CPF ou chave aleatória).
Na prática, funciona de maneira semelhante ao pagamento por cartão por aproximação. O pagamento é processado automaticamente, e a confirmação ocorre por senha ou biometria, garantindo segurança. Essa tecnologia torna os pagamentos ainda mais rápidos e práticos.
Com operações liberadas pelo Banco Central em fevereiro, o Pix por aproximação funcionará com algumas obrigações de segurança, como cadastramento de biometria ou senha de desbloqueio do celular. Além disso, os pagamentos via Pix por aproximação utilizando uma carteira digital estão limitados, inicialmente, a R$500 por operação.
Apesar do pouco tempo de mercado, o Pix por aproximação parece estar ganhando tração rapidamente. Pelo menos isso é o que diz o Google, que afirma que a tecnologia está ganhando a adesão das fintechs, entregando soluções focadas em aprimorar a experiência do usuário.
“Vemos um número expressivo de fintechs parceiras engajadas em oferecer essa inovação aos seus usuários, sendo elas Mercado Pago, PagBank, Nubank, Inter e Digio, integradas desde fevereiro de 2025. Destacamos também o PicPay e o C6 Bank que, junto ao Itaú, foram pioneiros nessa jornada, disponibilizando o Pix por Aproximação no Google Pay para seus clientes desde novembro de 2024″, pontua Natacha Litvinov, Head de Parcerias de Commerce para a América Latina do Google, em nota enviada com exclusividade ao Startups.