Fintech

Revolut recebe licença bancária "com restrições" no Reino Unido

Com a licença, a fintech ficará autorizada a oferecer novos produtos aos clientes, mas não informou quais serão as novidades por enquanto

Revolut é o maior banco digital do Reino Unido. Foto: Divulgação
Revolut é o maior banco digital do Reino Unido. Foto: Divulgação

A Revolut, maior banco digital do Reino Unido, anunciou nesta quinta-feira (25) que recebeu sua licença bancária com restrições da Prudential Regulation Authority (PRA), a agência regulatória responsável pelo setor financeiro no país. De acordo com a empresa, o processo agora entra na etapa de mobilização, também conhecida como “autorização com restrições”, procedimento normal para novos bancos no Reino Unido.

Com a licença, a fintech ficará autorizada a oferecer novos produtos aos clientes, mas não informou quais serão as novidades por enquanto. Segundo a empresa, não haverá mudanças para os clientes ingleses neste momento, “que serve para que novos bancos como a Revolut completem suas operações bancárias antes do lançamento completo no mercado”. Até lá, clientes da Revolut no Reino Unido podem usar suas contas digitais de forma normal.

Em nota, Nik Storonsky, CEO da Revolut, diz que esse é um passo importante para a jornada da fintech e que vai trabalhar para que esse seja o banco escolhido pelos clientes do Reino Unido.

Já Francesca Carlesi, CEO da Revolut no país, destacou que o novo passo virá com novas responsabilidades: “O anúncio de hoje é um passo significativo para a Revolut e seus clientes. É uma enorme responsabilidade ser um banco no Reino Unido e vamos trabalhar para oferecer produtos e serviços que melhorem a vida financeira de todos que usam a Revolut“.

No início do mês, a Revolut anunciou que encerrou o ano de 2023 com uma receita de US$ 2,2 bilhões – o dobro do patamar registrado no ano anterior, que foi de US$ 1,1 bilhão.

A fintech ganhou 7 milhões de novos usuários somente este ano. Até o fim de 2024, a companhia espera atingir o patamar de 50 milhões de clientes. Para isso, o banco tem apostado no lançamento de produtos, como eSIMs, permitindo que clientes comprem pacotes de dados móveis por meio do aplicativo da Revolut no Reino Unido e em alguns países da Europa.

No continente europeu, a Revolut é voltada para serviços bancários tradicionais, e redobrou a aposta nos investimentos para suportar o crescimento futuro da companhia, incluindo desenvolvimento de produtos e entrada em novos mercados. A companhia expandiu sua oferta local de IBAN (contas bancárias) para clientes de varejo na França, Irlanda, Espanha e Holanda. Além disso, lançou empréstimos pessoais na França, Alemanha e Espanha, além de cartões de crédito na Irlanda e Espanha.