
A terceira edição da fisweek terminou na última sexta (7) batendo recorde de público: mais de 12 mil pessoas passaram pelo evento durante os três dias. E a agenda para o próximo ano já está cheia. A edição de 2026 está confirmada para acontecer entre 11 e 13 de novembro. Antes disso, a organização prepara novidades, incluindo uma edição em São Paulo no primeiro semestre e um encontro focado exclusivamente em startups.
Durante a edição deste ano, que ocorreu 5 a 7 de novembro no ExpoRio Cidade Nova, foram realizados mais de 300 painéis, com mais de 700 palestrantes, e 12.300 participantes, contra 7 mil no ano passado. Paralelamente, foi realizado o Rio Health Forum, voltado para parcerias estratégicas, que recebeu 600 líderes do setor, contra 400 em 2024.
Rodrigo Vilar, CEO e co-fundador da Iniciativa FIS, organizadora da fisweek, afirma que o evento mostrou a força do ecossistema de saúde e que houve conversas para levar edições para outras cidades. Entre elas, São Paulo. Segundo ele, a ideia é que o evento continue acontecendo no Rio, mas que haja também edições regionalizadas.
“A ideia é que comece menor, com cerca de 2 mil pessoas. Vai ser uma construção. Talvez o que funciona no Rio, não funcione em São Paulo. Acho que eventos regionalizados funcionam bem. Me parece que as duas coisas podem acontecer. Ou um ano no Rio e um em São Paulo. É uma tentativa que um mercado tão importante como São Paulo tenha um evento para chamar de seu”, disse o CEO.
Fundada em 2017 e com sede no Rio de Janeiro, a Iniciativa FIS é uma comunidade do ecossistema de saúde que reúne os principais players do setor, como redes de hospitais e clínicas, planos de saúde, farmacêuticas, entre outros.

A fisweek25 também teve participação recorde de 180 startups, apresentaram suas soluções em estandes durante o evento, além de pitches para governos e investidores. O sucesso foi tanto que a organização estuda criar um evento especificamente para startups em 2026.
“A ideia é promover negócios, conectando parceiros da Iniciativa FIS com startups, para que tanto o mercado apresente duas dores, quanto as empresas apresentem suas soluções. Nossa expectativa é que seja um evento de um ou dois dias, que tenha conteúdo e espaços de matchmaking”, explica Rodrigo.
As trilhas de conteúdo da fisweek25 abrangeram temas como Bem-Estar e Longevidade; Complexo Industrial e P&D; Educação, Ética, Regulação e Direito da Saúde; e Experiência, Jornada e Engajamento na Saúde.
Entre os palestrantes estiveram nomes como os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e José Gomes Temporão; Gonzalo Vecina, ex-presidente da Anvisa e um dos idealizadores do SUS; Sue Ann Clemens, a infectologista brasileira que liderou os testes da vacina Oxford/AstraZeneca durante a pandemia; e o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, ex-diretor da OMS e referência global em envelhecimento ativo; Margareth Dalcomo, pesquisadora e pneumologista; e o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, entre tantos outros.
Para Manuela Melo, CEO da fisweek25, o evento tem se aprimorado a cada ano, em especial na parte tecnológica. O aplicativo da fisweek teve 10 mil downloads nesta edição e já pode ser usado até mesmo por outros eventos de saúde. Além disso, o app passará a ter o calendário anual dos eventos de saúde, podendo ser consultado por todo o ecossistema.
“Este ano fomos mais preparados na parte tecnológica, do credenciamento ao sistema de som dos painéis. Todos os painéis estavam cheios e vimos pessoas muito interessadas, tivemos muitos feedbacks positivos sobre os temas”, afirmou Manuela, que destacou também o sucesso com eventos fora do centro de convenções, como corridas na Lagoa todos os dias às 6h30 e happy hours organizados por outras empresas.
Segundo Rodrigo, o objetivo é que haja cada vez mais side events e experiências descentralizadas, com uma “pegada wellness”.
“A fisweek é um movimento, é a centelha para construir outras coisas. A ideia é acender e deixar isso ganhar vida própria. Os side events precisam acontecer mais, é preciso ter mais experiências descentralizadas. Sempre advogamos muito que a fisweek é um evento digital, tem muita tecnologia que potencializa essas experiências. Cada vez mais a ideia é que se torne uma comunidade digital’. tem projeto interessante de lançar fisweek academy. objetivo é que toda essa tecnologia seja utilizada”, diz.