A Destinus, empresa aeroespacial com sede na Suíça que desenvolve aviões movidos a hidrogênio, fechou uma parceria com a startup Flapper, plataforma mineira de aviação executiva sob demanda. O acordo prevê que as companhias colaborem para o lançamento de voos de carga movidos a hidrogênio, reforçando o compromisso com planos intercontinentais para abertura de futuras rotas para carga aérea expressa na Europa e América Latina.
“A América Latina é um mercado-chave para nós. A parceria com a Flapper nos ajudará a obter uma visão direta sobre o mercado de carga expressa e explorar novas opções de rotas através do Oceano Atlântico”, afirma Mikhail Kokorich, presidente da Destinus, em comunicado.
Paul Malicki, diretor da Flapper, ressalta que a interrupção da cadeia de suprimentos causada pela pandemia colocou a avia aviação na linha de frente das operações especializadas em carga. “Usando a aeronave movida a hidrogênio da Destinus, pretendemos encurtar o tempo de entrega das missões de carga de longo alcance existentes para uma fração do que é hoje”, explica.
Atualmente, a Flapper conta com presença pan-americana com escritórios na Flórida (EUA), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Seus serviços de carga de alto valor se concentram em 5 segmentos: bancos, indivíduos de alta renda, mineração, diplomacia e organizações internacionais e fretes especiais. A startup possui mais de 1.100 aeronaves para fretamentos em seu marketplace e mais de 310 mil usuários em seu aplicativo.
Foco na sustentabilidade
Por meio da parceria, as empresas pretendem conectar o mundo de forma eficiente e sustentável. Com velocidade 5 vezes mais rápida do que os aviões comerciais mais ligeiros de hoje, a Destinus promete abrir novas possibilidades para o transporte de mercadorias valiosas e críticas.
Outra vantagem é a sustentabilidade. As aeronaves movidas a hidrogênio liberam zero emissões de carbono no ar durante o voo. O segmento de carga é responsável por cerca de 30% dos negócios da Flapper, através do transporte internacional de mercadorias, como peças de reposição de emergência, equipamentos médicos, serviços de banking, produtos de alta renda, mineração e artigos diplomáticos.