Florianópolis recebeu o título de Capital Nacional das Startups. A medida foi aprovada em agosto na Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado e sancionada nesta segunda-feira (02) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sede do Startup Summit, que chegou este ano à sua sétima edição, a capital de Santa Catarina é a cidade com o maior número de empresas de tecnologia por habitante, ficando à frente até mesmo de São Paulo.
O reconhecimento de Floripa como Capital Nacional das Startups consta no projeto de lei (PL) 4.987/2019, de autoria do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). Relator da matéria na comissão, o senador Esperidião Amin (PP-SC) foi favorável à medida. A sanção foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União, e entra em vigor no dia 3 de outubro.
Segundo o relator, Florianópolis é referência nacional em inovação e empreendedorismo, além de ter infraestrutura tecnológica de ponta, com parques tecnológicos e centros de inovação, oferecendo suporte técnico e logístico às startups.
O senador acrescenta ainda que a cidade realiza diversos eventos de inovação e empreendedorismo, além de contar com aceleradoras e incubadoras.
”O ambiente de negócios em Florianópolis é extremamente favorável para o surgimento e a consolidação de startups. A cidade oferece uma série de incentivos fiscais e programas de apoio ao empreendedorismo, que facilitam o acesso ao crédito e reduzem os custos operacionais, permitindo que essas empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento e menos em burocracia e impostos”, afirma o relator.
Um relatório publicado pelo Sebrae/SC em 2023 mapeou 1.947 startups em Santa Catarina, sendo 881 na Grande Florianópolis, o que representa 45,25% do total de startups no estado.
“Em Santa Catarina, o cenário do Venture Capital é promissor, com 143 investimentos entre 2019 e o primeiro trimestre de 2023. Isso coloca o estado em sexto lugar em concentração de investimentos desse tipo”, destaca o levantamento.
Em nota, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia, Diego Ramos, afirma que o reconhecimento consolida a importância de Florianópolis, que em 2023 foi premiada como o melhor ecossistema de inovação de grande porte do Brasil.
“A ACATE tem como meta ajudar a transformar Santa Catarina em uma referência internacional em inovação e sabemos que Florianópolis tem o potencial para puxar esse movimento juntamente das outras regiões do Estado. A nossa Ilha do Silício já tem um ecossistema de tecnologia consolidado, forte e que impulsiona a economia como o maior arrecadador de ISS do município, com um crescimento de 85% nos últimos quatro anos. Além disso, é um setor que transforma vidas ao empregar na Grande Florianópolis quase 50 mil pessoas em cargos que pagam em média duas vezes mais do que setores tradicionais como o comércio e a construção”, destaca.