É bom já deixar claro no começo pra não ter confusão: a brasileira Meta, tradicional empresa gaúcha de soluções em tecnologia está apostando na IA para impulsionar sua estratégia de crescimento no Canadá, onde já possui uma operação. Para isso, a companhia anunciou uma joint-venture com a DataH, startup brasileira também com atuação no mercado canadense.
Oportunamente batizada de MetaDataH, a joint-venture tem como missão expandir o desenvolvimento e a oferta de soluções inovadoras de Inteligência Artificial (IA) para empresas no Canadá, Brasil e outras regiões.
A parceria deve dobrar a participação da Meta na América do Norte no faturamento total da empresa, chegando a um faturamento de R$ 150 milhões nos próximos três anos.
A JV vem no rastro de uma colaboração recente entre as duas empresas, em um projeto de implementação de um modelo de IA preditivo para aumentar a precisão do planejamento da produção de sucos da Refresco, multinacional que atende grandes marcas do setor no formato white label, produzindo cerca de 12 bilhões de litros de suco anualmente. A partir do sucesso desta primeira experiência, as empresas decidiram unir forças.
“Percebemos que todo mundo quer IA, mas muitas companhias não sabem por onde começar. Com a joint venture, a Meta e a DataH estão combinando suas especialidades para atender melhor às demandas de empresas tanto na América do Norte quanto no Brasil. Vamos oferecer desde letramento para lideranças sobre o tema até soluções escaláveis para tarefas avançadas de IA”, explica Marcos Machado, Diretor de Negócios Internacional da Meta, em nota.
A DataH nasceu no Brasil, mas foi convidada pelo governo canadense a fazer parte do ecossistema de IA no país, conectada a entidades como a Toronto Metropolitan University e Communitech, do renomado corredor de inovação Toronto-Waterloo.
Com mais de 5 mil especialistas treinados em IA e um instituto dedicado que já formou 500 executivos de alto escalão, a DataH já apoiou mais de 30 startups, em áreas como IA para análise de imagens de satélite, BIM para gestão de cidades inteligentes e sistemas de visão computacional para veículos autônomos.
Ela também conta com mentores de renome, como Yoshua Bengio e Ajay Agrawal, e mantém parcerias estratégicas com instituições acadêmicas como Concordia University e The DMZ na Toronto Metropolitan University, além de colaborações com marcas como Nvidia, IBM, Google, Microsoft e AWS.
Segundo Evandro Barros, fundador e CEO da DataH, a união de forças com a Meta chega para suprir uma carência no mercado de integradoras, que ainda não dominam IA na hora de implementar aplicações do tipo em plataformas de serviço que já são amplamente utilizadas no dia a dia como SAP e Salesforce.
“Muitas companhias precisam de soluções completas e, com essa joint venture, personalização e escala ao mesmo tempo. A Meta buscava um especialista em IA e encontrou na DataH o parceiro ideal”, completa Evandro.
“A IA é um acelerador na nossa jornada de transformação global, aprimorando o atendimento ao cliente, aumentando o engajamento dos colaboradores e melhorando a melhorar a eficiência das empresas. Mas é fundamental destacar que sistemas e arquitetura de dados só conseguem alcançar todo o seu potencial quando é alicerçada em sistemas bem estruturados e no elemento humano”, acrescenta Cláudio Carrara, VP da Meta.