Food Delivery

Após vender parte no iFood, Just Eat vende Grubhub nos EUA

Grupo holandês vendeu plataforma de food delivery para a Wonder Group por US$ 650 milhões, valor 91% menor do que pagou em 2021

Just Eat saiu do iFood no Brasil e agora vendeu a Grubhub nos Eua. Foto: Canva
Just Eat saiu do iFood no Brasil e agora vendeu a Grubhub nos Eua. Foto: Canva

Dois anos depois de vender a sua participação no iFood para a Prosus, a holandesa Just Eat Takeaway anunciou a saída de mais um conhecido player de food delivery. Dessa vez ela vendeu o controle da norte-americana Grubhub, aceitando a proposta de US$ 650 milhões do grupo ianque Wonder Group.

O valor do negócio é um tombo e tanto para a Just Eat Takeaway, que pagou US$ 7,3 bilhões pela startup em 2021, em meio ao boom das plataformas de food delivery impulsionado pela pandemia.

Entretanto, o grupo holandês mudou de ideia rápido e já queria vender o Grubhub desde 2022, pressionado por investidores que exigiam uma maior liquidez na companhia – isso foi na mesma época em que a Just Eat liquidou sua fatia de 33% no iFood, em uma operação que foi estimada em 1,8 bilhão de euros.

“A venda do Grubhub para a Wonder vai aumentar as capacidades de geração de caixa na Just Eat Takeaway e acelerar nosso crescimento”, destacou o CEO da Just Eat, Jitse Groen, em nota. No comunicado sobre a venda, a Just Eat também frisou que o negócio aumentará a capacidade da companhia em “investir em países onde tem maior vantagem competitiva”.

A manobra rendeu para a Just Eat, que viu suas ações dispararem 20% esta quarta (13). No entanto, analistas disseram que a empresa também pode precisar sair de outros mercados para fechar a lacuna de avaliação com seus pares europeus como Zomato ou Deliveroo.

Excluindo os EUA, a Just Eat Takeaway opera em 18 países. Saiu da Nova Zelândia e da França no início deste ano. Se os ganhos se mantiverem, as ações da Just Eat verão a maior alta diária desde agosto de 2022, exatamente quando o grupo vendeu sua participação no iFood.

Nos Estados Unidos o Grubhub ocupava uma fatia menor do mercado de food delivery, com aproximadamente 8% do segmento, atrás de nomes como Uber Eats (23%) e o campeão DoorDash (67% do market share).

Para a Wonder, entretanto, a compra do Grubhub representa um passo importante para a estratégia do grupo, que é a de criar um superapp para entrega de restaurantes, mas também de kits de comida pronta, uma das áreas em que a Wonder atua. No ano passado, a companhia comprou por US$ 103 milhões a Blue Apron, conhecida marca de kits de refeição pronta.

A Wonder levantou mais de US$ 1,7 bilhão em financiamento, de acordo com o Crunchbase, com financiadores como Accel, Bain Capital Ventures, Google Ventures, Nestlé e Forerunner Ventures.