O Bling, plataforma SaaS para empresas que precisam gerir seus negócios de comércio online, está se movimentando para também ser uma escolha dos players que vendem comida na internet. Para se posicionar no ramo de restaurantes, a startup anunciou uma integração e parceria com o iFood.
Segundo destacou o Bling, empresa que foi adquirida pela Locaweb em 2021 por R$ 524,3 milhões, os clientes do ERP contarão agora com soluções específicas para a venda de alimentos via delivery, além de recursos atrelados à vendas no frente de caixa.
“Assim como nas demais integrações com o ERP, o principal benefício que a empresa oferece para os empreendedores que contam com os seus serviços é a centralização da operação em um único ambiente, oferecendo acesso à uma gestão completa, como o controle do fluxo de pedidos e estoque dos produtos que estão cadastrados na principal plataforma do país”, afirmou a companhia em comunicado.
De acordo com o diretor do Bling, Marcelo Navarini, a novidade representa um passo em uma direção pouco explorada pela companhia. Apesar de não dar sobre o tamanho da base de restaurantes dentro da plataforma, o plano é expandir essa presença tanto para estabelecimentos que vendem no iFood e ainda não usam o sistema, quanto outros que já usam o Bling para gerir suas vendas de bens de consumo mas estão entrando no segmento do food delivery.
“Foi algo que fomos amadurecendo, pra atender melhor os clientes na vertical de food, em que muitos tem sua plataforma de venda por meio do ifood, e tinha a necessidade dos clientes da gestão da operação fazer de forma separada”, destaca Marcelo, em entrevista ao Startups.
Uma nova estrutura
Segundo explica o executivo, a novidade para o Bling envolveu a criação de uma estrutura totalmente nova para atender as peculiaridades dos pedidos online de comida. Foi a primeira integração do tipo para o ERP, que até então era primordialmente focado na gestão e integração com plataformas de marketplace de bens de consumo.
Dentre as funcionalidades disponíveis na integração estão a visualização e o controle de pedidos no PDV (ponto de venda) e via iFood, visualização dos pedidos com informações de status e uso de filtros, possibilidade de alteração do status da loja, impressão de comanda para cozinha e interação com o consumidor por meio de chat.
“Planejamos essa integração com o objetivo de oferecer o maior número possível de recursos de maneira atrativa para os empreendedores deste ramo, isso porque sempre nos posicionamos como a solução mais completa no mercado para pequenas e médias empresas”, comenta o executivo.
Se posicionando no mercado
Quanto à expectativa de crescimento esperada pelo Bling, Marcelo não revelou números, mas frisou que este é um movimento importante para posicionar a companhia em um segmento importante, em termos de negócio. A escolha pelo iFood não é à toa também, já que a plataforma domina cerca de 80% do mercado nacional de food delivery.
Além disso, o anúncio do Bling vem numa semana em que um possível concorrente anunciou uma espécie de “saída de cena”. A Quiq, startup que nasceu com sócios de peso (McDonald’s, Domino’s, Outback, Giraffas, Rei do Mate, Spoleto e Bob’s), para atender as necessidades de gestão de pedidos online dos restaurantes, realizou demissões e cancelou seus planos de expansão.
Ao falar sobre possíveis concorrentes (ou não mais), Marcelo tratou de desconversar. “O importante é que agora somos uma opção para estes estabelecimentos, um facilitador para quem precisa gerir suas vendas”, afirma, com a expressão calma de quem tem a Locaweb por trás de sua operação.