Food delivery

Com novos produtos, iFood segue onda de anúncios - e sobrou até pro Rappi

Em meio a onda de investimentos, empresa lança Hits iFood, cartão do iFood Pago e o Turbo, com entrega de pedidos em 10 minutos

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iFood | Foto: Shutterstock
iFood | Foto: Shutterstock

O iFood não para. Nos últimos dias, a gigante do food delivery vem numa sequência de anúncios importantes. Na semana passada teve a compra de 20% da CRMBonus, e no começo dessa semana um anúncio de R$ 17 bilhões em investimentos para expandir. Agora, a companhia, de uma só vez, três novos produtos para seus clientes – e um deles inclusive compete direto com um de seus principais concorrentes – o Rappi.

Até o nome deste novo produto remete ao rival colombiano. Com o “Turbo iFood”, o iFood entra de vez no segmento das entregas ultrarrápidas, prometendo entregas de produtos selecionados a partir de 10 minutos. Inicialmente, a oferta está disponível apenas na cidade de São Paulo, mas a empresa tem planos de levar a modalidade para outras regiões nos próximos meses.

Para a nova oferta, a empresa desenvolveu internamente uma a estratégia de logística inteligente, alocando entregadores nas proximidades dos pontos de origem e destino para otimizar trajetos, sem alterar os métodos operacionais. “Os clientes conseguem pedir pela modalidade em estabelecimentos localizados em um raio de até 3 km para pedidos de restaurantes e 2 km para as demais categorias”, destaca a empresa, em comunicado.

De acordo com o iFood, a meta da empresa é atender uma demanda crescente dos usuários por entregas mais rápidas, e a expectativa é chegar a 290 mil pedidos mensais de restaurantes no Turbo iFood.

“O Turbo iFood reforça nosso propósito de unir conveniência, tecnologia e eficiência logística em benefício dos nossos consumidores. O novo serviço foi pensado para atender às necessidades mais imediatas, com agilidade e confiabilidade.”, afirma Paula Ritto, vice-presidente de Crescimento do iFood.

Uma indireta ao Rappi?

Apesar de não falar com todas as letras, a nova modalidade parece uma indireta um tanto direta ao Rappi, que nos últimos anos tem apostado no seu serviço de entregas rápidas (também chamado Turbo) como seu principal diferencial contra o líder do mercado.

Inclusive, no segundo semestre do ano passado, o Rappi anunciou o lançamento do Turbo para restaurantes, prometendo entregas das refeições em até 15 minutos. Entretanto, a metodologia ultrarrápida do Rappi também foi aplicada na montagem dos pedidos dentro dos restaurantes, e o primeiro parceiro do Rappi foi o Habib’s.

“É muito mais a tecnologia do que exatamente a rapidez na ponta dos entregadores. Tem uma inteligência no raio de distribuição, no picking dos pedidos, a adaptação das cozinhas dos restaurantes para um tempo de preparo otimizado, sem perder a qualidade”, explica Felipe Criniti, CEO do Rappi no Brasil, em um papo exclusivo com o Startups em setembro passado.

Na ocasião, o CEO do Rappi chegou a comentar que a empresa estava encontrando seu caminho como um app “turbo-first”, com grande parte da clientela utilizando esse tipo de modalidade em seus pedidos. “No Rappi, 40% das vendas nas marcas que oferecem o turbo, é utilizando essa modalidade de entrega”, destacou.

Os outros produtos

Além do Turbo iFood, os outros anúncios feitos pelo app foram o Hits iFood e um cartão do iFood Pago para restaurantes.

Em período de testes em Salvador desde o fim do ano passado, o Hits iFood é um programa de curadoria inteligentes de pratos com melhor custo-benefício, a partir de R$ 15, todos centralizados em uma área específica do app. Agora a novidade será expandida para 14 novas cidades, com a expectativa de chegar a mais de 30 nos próximos meses.

Além da capital baiana, entram na lista do Hits iFood Campinas, Recife, Belém, Goiânia, Manaus, Fortaleza, Cuiabá, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Sorocaba e São Paulo.

“A proposta com o Hits iFood é gerar valor para consumidores e parceiros e beneficiar todo o ecossistema: com mais pedidos, os entregadores registram maior movimentação e os restaurantes conseguem utilizar sua capacidade ociosa com inteligência, ganhar escala e vender mais.” comenta Pauta Ritto.

Já o cartão do iFood Pago é uma expansão do produto de conta digital lançado pela fintech do iFood no ano passado. No anúncio, realizado durante o evento iFood Move, o plano com a novidade é permitir que os restaurantes parceiros “movimentem a conta digital com mais flexibilidade e utilizem o limite de crédito”, incluindo benefícios como cashback, taxas reduzidas e isenção de anuidade, tudo isso gerenciado dentro do app do iFood Pago.

Segundo Wilson Cimino, Vice-Presidente de Growth no iFood Pago, o lançamento do cartão é uma resposta a pedidos de empreendedores, que tinham dificuldades no acesso a crédito com melhores prazos e a soluções que facilitassem a gestão.

Apenas com um ano de operação, o iFood Pago já passou dos R$ 1,6 bilhão em receita, concedendo 70% de suas linhas de crédito a restaurantes que tiveram solicitações de crédito negadas em instituições financeiras tradicionais.

“Essa ação é uma resposta direta a essa escuta ativa, ou seja, uma ferramenta feita de maneira personalizada para este ramo, que simplifica o dia a dia e libera o empreendedor para que ele possa focar no que realmente importa: o crescimento do negócio”, conta Wilson.