A Loocal Delivery mira dobrar receita até 2026 com o lançamento de um novo ecossistema de soluções voltadas para empresários do segmento de food service. A iniciativa, batizada de Liga Delivery, combina educação, ferramentas de tecnologia e comunidade, e tem como meta capacitar 10 mil empreendedores nos próximos anos para elevar a taxa de sobrevivência do setor de 35% para mais de 70% em 10 anos.
A novidade vem poucos meses depois de a startup concluir uma captação de R$ 1,2 milhão realizada na plataforma de crowdfunding EqSeed. Esse foi o primeiro investimento externo recebido pela startup desde o início das operações.
Fundada em 2020, a Loocal começou sua operação em janeiro de 2021, oferecendo soluções de logística para bares e restaurantes em um modelo diferente dos marketplaces, como iFood e players mais recentes, como 99Food. A ideia era atuar apenas como parceiro logístico, e não no canal de vendas. Inclusive, o serviço pode ser usado em conjunto com plataformas como o iFood.
O objetivo com isso era oferecer um serviço especializado, que concentrasse as operações de logística em um único lugar, permitindo ao estabelecimento se conectar com diferentes canais de venda, acompanhar todas as entregas em tempo real e acesso a métricas para avaliar seu desempenho do delivery.
Presente em mais de 15 cidades em São Paulo, a Loocal Delivery expandiu para o Rio de Janeiro em outubro de 2024, e abriu escritório na capital fluminense no fim do ano passado. Além disso, tem feito pilotos em outros estados, como Paraná e Minas Gerais. Grandes marcas, como Sodiê Doces, China in Box, Kopenhagen e Drogasil, já utilizam o serviço da Loocal.
A grande aposta da Loocal para os próximos anos é a educação. A empresa identificou que muitos donos de restaurantes estão presentes no delivery, mas não sabem como se destacar ou gerenciar a operação de forma estratégica. O objetivo da Liga Delivery é transformar esses donos em empresários completos, capazes de enxergar o delivery como um negócio e não apenas uma extensão da cozinha.
“Notamos que muitos donos de restaurantes não sabem nem por onde começar, porque salão e delivery são modelos de negócio muito diferentes. Percebemos então que havia um espaço de mercado, que atualmente é ocupado por consultores de delivery, mas que em geral dão mais dicas de como se posicionar no iFood. Mas esse é apenas mais um canal de vendas, o que hoje com a entrada de novos players tem ficado mais claro”, afirma Diego Franco, CEO da Loocal Delivery, em entrevista ao Startups.
Segundo ele, o primeiro produto será uma mentoria de três meses, que será lançada em 25 de outubro. Serão duas aulas em modelo 1:1 com Diego, além de seis aulas em grupo, onde serão abordados assuntos como marca, mapeamento e desenvolvimento de processos, finanças e experiência do cliente. Também serão trazidos convidados especialistas nesses temas.
“A ideia é que seja um marketplace de educação, em que esses empresários possam ter ajuda para desenvolver um negócio no delivery”, explica o CEO.
Além do marketplace educacional, o ecossistema da Liga Delivery terá um braço de ferramentas de tecnologia para apoiar tanto os donos de restaurantes, quanto os entregadores. Enquanto outros players focam apenas em taxas de entrega, a Loocal quer transformar entregadores em empresários. Eles terão ferramentas para contratar, montar sua operação e conquistar clientes próprios, enquanto a empresa mantém a centralidade na tecnologia e dados.