Apesar de ser líder no mercado colombiano, o Rappi tem seus desafios para crescer em outros mercados latino-americanos, como o México e o Brasil, onde rivaliza com um líder quase inconteste, o iFood. Entretanto, a companhia fez um grande anúncio para se energizar nessa “briga”, reformulando totalmente o seu app e trazendo recursos inéditos.
Em coletiva realizada em Bogotá, a empresa revelou o “Novo Rappi”, uma atualização que quer ir bem além de um novo design e interface de uso. Segundo a companhia, é reformulação da plataforma desde o seu lançamento em 2015, e estará disponível para todos os usuários até o dia 24 de dezembro.
De acordo com a companhia, a atualização combina tecnologias do momento, tais como inteligência artificial para personalização de ofertas, com outras novidades não tão comuns em apps de delivery, como features de interação social e a entrada de influencers na plataforma para gerar conteúdos e maior engajamento com os usuários.
“Com o tempo, entendemos que Rappi não é apenas sobre conveniência—é sobre conexão,” afirmou Felipe Villamarin, co-fundador da empresa. “Por isso acreditamos que esses novos recursos são uma necessidade natural para os usuários de hoje”, completou o executivo, em comunicado.
Falando especificamente do lado social, o novo Rappi permitirá aos usuários seguir amigos e saber mais de seus restaurantes, pedidos recentes, pratos preferidos e recomendações. Com este novo elemento, a plataforma também quer tornar sua parte de avaliações de restaurantes mais confiável, empregando IA para otimizar este trabalho.
Complementando esta parte, entram os influencers. Segundo Juan Delgado, VP de Customer Experience no Rappi, o plano é se tornar um guia social para descobrir o melhor da gastronomia nas mais de 300 cidades da América Latina em que o Rappi está presente – e aí entra o Brasil.
“Vamos lançar a funcionalidade com mais de 200 influencers ativos na região, e vamos fazer um trabalho ativo para trazer mais ao longo do tempo”, completa o VP.
Perguntado se o Rappi pretende fazer algum filtro na sugestão dos influencers, já que em outras plataformas como Tik Tok e Instagram, muitas sugestões podem se confundir com publicidade, Juan disse que, em um primeiro momento, isso não deve acontecer, e ficará ao critério do consumidor comparar as avaliações e fazer sua escolha.
Mais Turbo
Com o lançamento de sua nova versão, o Rappi tem planos agressivos de crescimento para 2025 – com metas de crescer acima da média de outros apps conhecidos no mercado latino-americano.
Falando dos maiores mercados fora a Colômbia, no Brasil a competição em supermercado é com nomes como Shopper e Daki, enquanto que no México é com startups como a Justo, que inclusive saiu do Brasil recentemente para concentrar investimentos recentes em seu país-natal.
Já na parte de restaurantes, no Brasil o rival é claro – o iFood, que detém mais de 80% do market share, segundo dados da Mesurable IA. Contudo, para reagir nesta briga complicada, o Rappi tem a sua carta na manga: as entregas rápidas em 10 minutos com o Turbo.
Para 2025, o plano é intensificar essa estratégia não apenas no Brasil, mas em todos os mercados onde atua. “Turbo é a principal aposta do Rappi para 2025, pois é um diferencial único neste mercado”, destacou Juan.
O direcionamento dado pelos executivos do Rappi na Colômbia vão ao encontro dos planos revelados pelo CEO do Rappi no Brasil, Felipe Criniti, ao Startups em uma entrevista em agosto. Segundo o executivo brasileiro, o plano do Rappi para se diferenciar em uma briga direta com o iFood é se tornar cada vez mais “Turbo-first”.
Para isso, a companhia lançou recentemente em São Paulo o Turbo Restaurantes, uma novidade em parceria com o Habib’s que promete entregar lanches em 15 minutos. Segundo Felipe, foi foi resultado de oito meses de preparação com a rede de restaurantes, e serviu como laboratório para bancar uma expansão futura, não apenas no Brasil, mas em outros mercados.
Segundo Felipe, atualmente a frente de restaurantes do Rappi representa pouco mais de 20% da receita no mercado brasileiro, mas a expectativa com o Turbo Restaurantes é dobrar este volume até o fim do ano, apostando pesado nas entregas Turbo.
Essa estratégia envolve não apenas os pedidos de supermercado, um segmento onde o iFood não conseguiu impôr a hegemonia que tem nos restaurantes, mas também é uma forma de recuperar market share no food delivery.
Para Juan, ao buscar mais engajamento e com uma experiência reformulada, a empresa está melhor preparada para um novo sprint de crescimento, inclusive trazendo de volta os que optaram por outros apps nos últimos tempos.
“Com isso que estamos fazendo, queremos deixar claro aos usuários que mudamos, que temos mais ofertas, que o Turbo é verdadeiramente turbo, que é mais fácil de usar, e assim encantá-los novamente”, finaliza.