Grandes planos

Prosus compra rival do iFood por € 4,1 bilhões

Grupo de investimentos visa se tornar líder no mercado, já tendo comprado o iFood em 2022 e agora sua rival

Just Eat (Imagem: Ceri Breeze/Shutterstock)
Just Eat (Imagem: Ceri Breeze/Shutterstock)

A Prosus, empresa de tecnologia controladora do iFood, anunciou nesta segunda-feira (24) a compra da Just Eat por € 4,1 bilhões (o equivalente a US$ 4,3 bilhões ou R$ 24,5 bilhões). Depois do anúncio, os papéis da Just Eat dispararam até 56% em Amsterdã, atingindo o maior aumento já registrado. Enquanto isso, as ações da Prosus recuaram 8,2%.

Essa é a segunda grande operação feita pela Prosus depois de o brasileiro Fabrício Bloisi assumir o comando da operação. Em dezembro, ela tinha comprado a Decolar.

Com a compra da Just Eat, a Prosus cria a quarta maior empresa online de pedido e entrega de comida, estando atrás apenas da chinesa Meituan e das americanas DoorDash e Uber Eats (que já não atua mais no Brasil).

Vale lembrar que a Prosus já possui 28% da alemã Delivery Hero, controladora da Glovo, além de uma participação de 4% na chinesa Meituan e 25% na indiana Swiggy. Ou seja: a empresa não está de brincadeira na construção de uma plataforma global de entrega de comida

Outro fato curioso é que a operação é quase um cashback. Isso porque, até 2022, o Just Eat era sócio da Prosus no iFood. Naquela época o grupo assumiu o controle do aplicativo brasileiro em uma operação de US$ 1,8 bilhão.

“Estamos muito animados com a entrada da Just Eat no grupo Prosus e com a oportunidade de criar uma campeã europeia em tecnologia. Acreditamos que a combinação das fortes capacidades técnicas e de investimento da Prosus com a posição de marca líder da Just Eat nos principais mercados europeus criará um valor significativo para nossos clientes, motoristas, parceiros e acionistas”, disse Fabricio Bloisi, CEO do grupo Prosus e Naspers.

Atualmente, a Just Eat possui sede em Amsterdam e está presente em 17 mercados internacionais, somando 61 milhões de clientes e mais de 356 mil parceiros locais. Agora, a meta da Prosus é levar a Just Eat a mais mercados nos próximos meses.