Negócios feitos para o WhatsApp e o segmento de bem-estar pessoal estão entre as teses quentes do momento no ecossistema de inovação – e agora se encontram no Superdash, um diário inteligente que aposta no app de mensagens mais popular do país para transformar hábitos cotidianos em disciplina e consciência. A aposta é de Marcelo Loureiro, founder veterano por trás de empresas como Ride Mobility (que deu origem à Grow, de patinetes elétricos) e a fintech Dolado.
Com 58 anos, Marcelo teve a ideia para o negócio a partir de uma necessidade pessoal de conhecer melhor os seus hábitos e entender como eles afetavam a sua qualidade de vida e saúde. Ele percebeu que, apesar de gadgets como smartwatches serem úteis para medir dados objetivos, como horas de sono ou número de passos, faltava uma plataforma que agregasse informações mais subjetivas.
“Achei interessante ter uma visão interna do que acontecia no meu sistema, mas às vezes alguns resultados não batiam com como eu me sentia. Por exemplo, falava que eu tive uma excelente noite de sono, mas eu ainda me sentia cansado”, conta o fundador.
Na época, Marcelo morava em Los Angeles, e chegou a treinar com profissionais de alta performance, que costumavam trabalhar com planilhas para registros de informações pelo próprio esportista. Ao voltar para o Brasil, ele percebeu que havia uma oportunidade de aproveitar uma plataforma de uso massivo como o WhatsApp para facilitar esse registro diário.
Inicialmente, ele começou com três perguntas: sobre sono, alimentação e exercício físico, em que o usuário deveria dar uma nota para seu desempenho em cada uma dessas áreas, e explicar o motivo. O primeiros testes começaram em 2023. Com o tempo, ele foi acrescentando outras perguntas mais amplas relacionadas ao bem estar, como qualidade do trânsito intestinal, tempo em família, tempo de leitura, entre outras. Atualmente, a plataforma permite que o usuário customize as perguntas de acordo com as áreas que deseja acompanhar.
A ferramenta foi lançada oficialmente ao público em agosto deste ano e já chamou a atenção do também veterano Rony Meisler, um dos fundadores do Grupo Reserva. O empreendedor tem se voltado para o segmento de wellness e seu fundo de venture capital, o Rebels Ventures, é investidor da rede de academias carioca The Simple Gym.
“Quando o Superdash estava sendo testado no meu network, a idade média era de 48 anos, uma geração que buscava mais informações sobre saúde. Quando o Rony fez um post falando sobre a ferramenta, passamos a atingir um público entre 30 a 40 anos, que usa a plataforma com perguntas diferentes, mais focadas em produtividade, aprendizado”, conta Marcelo.
No lançamento, o serviço custará R$ 14,90 por mês no plano anual. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou Pix.
Para usar o Superdash, basta acessar o site e clicar em “começar agora”. Depois de escolher o plano, o usuário passa a receber as mensagens diretamente no WhatsApp, onde todas as interações acontecem.
A partir de novembro, o serviço vai permitir que o usuário também integre informações de plataformas como Strava, Whoop, Garmin, Oura Ring, entre outras. Ainda não há integração com o Apple Watch, o que está nos planos do Superdash para o futuro.
Com as informações dessas plataformas e as respostas fornecidas pelos usuários, a tecnologia proprietária com inteligência artificial organiza respostas, identifica tendências e traduz percepções subjetivas em dados claros e personalizados, organizados em dashboards.
“O ato de responder a perguntas diariamente provoca uma reflexão, que gera consciência e mudança de comportamento. Com o dashboard, a pessoa consegue olhar em retrospecto todos os dados e tendências”, aponta Marcelo.