O SoftBank sextou com mais um prejuízo para a conta. A Kahoot, edtech norueguesa cuja plataforma permite criar jogos focados na educação, anunciou que o General Atlantic está comprando a participação de 15% que o SoftBank detinha na empresa — o conglomerado investiu pelo menos US$ 215 milhões na edtech nos últimos anos, por meio de seu fundo SB Northstar. Considerando o valor de mercado atual da startup, a fatia vale cerca de 30% menos, US$ 152 milhões.
O fundo General Atlantic confirmou, em declaração à Reuters, que o acordo envolve a compra de 73,5 milhões de ações da Kahoot, sem revelar o preço da transação. O J.P. Morgan atuou como conselheiro financeiro e o escritório de advocacia Wikborg Rein como conselheiro jurídico do General Atlantic no processo.
Em comunicado, a Kahoot agradeceu ao SoftBank pela parceria ao longo dos últimos dois anos e declarou que “o acordo com a General Atlantic deve acelerar mais iniciativas de crescimento, impulsionar a inovação, e expandir a sua presença global em casas, escolas, e empresas”.
Enquanto isso, o SoftBank enfrenta grandes perdas em seus veículos de investimento do Vision Fund. Em agosto, o megafundo japonês reportou um dos piores resultados de sua história com perdas de US$ 21,6 bilhões em seu primeiro trimestre fiscal. Ainda assim, o conglomerado não desiste tão fácil e avalia lançar um terceiro fundo de investimentos da família Vision Fund, utilizando recursos do caixa próprio.
Aprendizagem gamificada
Desde seu lançamento em 2013, a Kahoot deixou de ser uma ferramenta de aprendizagem para sala de aula e se transformou em uma multiplataforma, combinando aprendizagem virtual, na sala de aula ou em casa, além de possibilitar a conexão entre equipes de trabalho na aprendizagem corporativa. Em 9 anos de existência, já passaram 8 bilhões de usuários pelo app da startup.
De acordo com a edtech, a ferramenta Kahoot! at Work é usada em 97% das empresas da Fortune 500 para aprendizagem e envolvimento empresarial, enquanto a Kahoot! at School é a opção de 9 milhões de professores na sala de aula. Já o Kahoot! at Home & Study tem mais de 18 milhões de usuários como uma “solução de aprendizagem gamificada em casa”.
No fim de 2020, a Kahoot lançou no Brasil o seu aplicativo na língua portuguesa, com o objetivo de tornar o app mais acessível aos usuários brasileiros, além de trazer mais assinantes locais. Na época, o aplicativo da edtech registrou 22 milhões de jogadores brasileiros passivos (que apenas respondem) em sua base e 350 mil anfitriões ativos (criadores das sessões) em 12 meses.