O Google está implementando novas regras de segurança e verificação para anúncios de serviços financeiros no Brasil. A novidade está sendo lançada em ondas ao redor do mundo, e chegou a vez do Brasil (juntamente com Índia e Portugal) de receber as mudanças.
Com o novo processo de verificação, que começará a valer a partir de 17 de outubro, empresas de serviços financeiros que anunciam pelo Google no mercado brasileiro precisarão passar por etapas adicionais no seu programa de verificação, a fim de comprovar que têm autorização de um órgão regulador de seu segmento.
A lista dos órgãos reguladores é a seguinte: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Além da verificação com um acreditador externo, o Google manterá a sua etapa de verificação própria, observando possíveis anúncios nocivos ou de teor duvidoso, especialmente em produtos como empréstimos. Em termos gerais, em 2021 a empresa bloqueou ou removeu mais de 58,9 milhões de anúncios globalmente por violar as políticas de serviços financeiros.
Conforme destacou o Group Product Manager da área de integridades de Ads do Google, Vishal Jain, as medidas chegam para mitigar os crescentes riscos de fraudes financeiras no mercado brasileiro, como anúncios falsos, phishing e outros. A meta é trazer mais confiabilidade para os players sérios que querem atingir um maior público.
“Enfrentar estes atores nocivos em serviços financeiros é um desafio que estamos intensificando e lançamos inicialmente no Reino Unido em 2021”, destacou Vishal. Ele não deu informações do quanto a política rendeu na terra da rainha, mas frisou que bancos como TSB conseguiram eliminar sua incidência de fraudes via Google Ads.
E as fintechs, Google?
Perguntado se estas etapas adicionais podem dificultar o trabalho de startups mais novas em sua missão de divulgar sua marca, Vishal destacou que a nova verificação não cria obstáculos, mas sim traz segurança ao anunciante. “Criamos nossas políticas de compliance para empresas de todos os tipos. Qualquer empresa que atua dentro de um segmento regulado precisa ter uma liberação com o regulador. Agora estamos apenas garantindo que ela comprove isso”, explica.
Um dos possíveis casos de uso dessa nova regra é o das plataformas de crowdfunding. Com a recente mudança das regras da CVM, elas poderão anunciar abertamente em canais digitais as suas ofertas públicas de investimento em startups. Com a nova regra do Google, elas terão que comprovar sua autorização com a comissão para poder anunciar no Google Ads.