Nesta terça-feira (11), o Google deixou muito claro que o seu 2024 definitivamente será focado em investimentos em inteligência artificial. E o Brasil, é claro, não ficará de fora. Durante a 6ª edição do seu maior evento anual, o Google for Brasil, em São Paulo, a companhia anunciou diversos novos recursos em seus produtos envolvendo a tecnologia de IA.
Um dos anúncios mais significativos feitos pela companhia foram as novas funcionalidades contra roubo de celulares Android. Os usuários do sistema operacional no Brasil (me incluo nessa) serão os primeiros do mundo a testar os novos recursos, em fase de testes (beta), a partir de julho. As novidades incluem tecnologia baseada em IA que usa sinais para identificar quando um celular é furtado, levando ao bloqueio automático da tela do aparelho e assim evita o acesso indevido a arquivos e aplicativos sensíveis.
Além disso, com o objetivo de combater tentativas de golpes e fraudes por meio de aplicativos, os celulares Android no Brasil serão incluídos em um novo programa piloto que inclui uma versão aprimorada do Google Play Protect. A ferramenta de segurança já verifica apps em busca de vulnerabilidades e ameaças, e agora, passará a bloquear a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas e que exijam acesso a dados sensíveis.
Durante o evento, o vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, James Manyika, também anunciou a chegada no Brasil do NotebookLM, uma ferramenta experimental de IA que funciona como um assistente personalizado para auxiliar as pessoas a gerar insights e criar conteúdo a partir dos seus documentos. A ferramenta, agora disponível em português, utiliza o Gemini Pro 1.5, nova geração de IA do Google, para potencializar a produtividade e a pesquisa.
“Os investimentos do Google em IA no Brasil têm sido distribuídos em cinco áreas: capacitação, startups (com seus programas de apoio), infraestrutura de nuvem, sustentabilidade e empoderamento dos brasileiros (com o programa Ela Pode, por exemplo)”, reforçou o executivo em sua apresentação.
Buscas: novidades para PMEs e monitoramento pessoal
O Google também anunciou novos recursos para potencializar a experiência de pequenas e médias empresas (PMEs) na busca e Google Maps. Novas funcionalidades do Perfil da Empresa permitem a digitalização de cardápios de bares e restaurantes com uso de IA – basta uma foto do cardápio para que ele seja transformado em um menu digital completo -, integração com redes sociais e app de mensagens. Além disso, a busca permitirá também o agendamento on-line em mais de 15 mil estabelecimentos de saúde e beleza.
Informações pessoais como número de telefone e endereço em resultados de buscas no Google estão com os dias contados. Com a ferramenta ‘Privacidade nos resultados sobre você’, será mais fácil encontrar e remover resultados que contenham esses tipos de dados.
A partir de agora, as pessoas poderão solicitar a remoção de resultados que contenham suas informações de contato e o Google as notificará sempre quando houver resultados correspondentes na busca.
Outra novidade é que, ainda este ano, o Brasil será um dos primeiros países a ter a ferramenta estendida para documentos oficiais de identificação como CPF, carteira de habilitação e passaporte. O objetivo é ajudar os brasileiros a ter melhor controle de suas informações pessoais na internet e aumentar a segurança do ambiente digital.
O recurso ‘Ajude-me a Escrever’ também chega em português no Gmail e Docs a todos os usuários do Workspace e do Google One AI Premium. Com ele, os usuários podem pedir ao Gmail para escrever um convite de aniversário ou uma apresentação a um potencial contato comercial, ou ainda, perfeiçoar um rascunho, como por exemplo, reformulá-lo ou torná-lo mais formal, conciso ou detalhado.
Por fim, a empresa também divulgou que conseguiu gerar um impacto econômico de R$ 188 bilhões no Brasil em 2023, por meio das plataformas Busca, Google Ads, Google AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube.