O Google for Startups está de mudança para um novo endereço. O hub deixará o atual campus no Paraíso, em São Paulo, e passará a integrar o novo Centro de Engenharia do Google, previsto para ser inaugurado em 2026. O espaço, localizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ocupará o histórico Edifício Adriano Marchini, que está sendo reformado.
A localização do novo Centro de Engenharia do Google é estratégica, ao lado do campus da USP, facilitando a aproximação da companhia e do ecossistema de startups com a Academia. A ideia é que o espaço funcione como um hub para a inovação em IA, promovendo a conexão entre empreendedores de tecnologia, pesquisadores e futuros talentos.
A mudança, inclusive, marca um novo posicionamento do Google for Startups, que passa a ter um foco direcionado a empresas AI-first. Ao longo de quase uma década, o Google for Startups acelerou mais de 470 startups que, juntas, contribuíram para a criação de mais de 48 mil empregos e movimentaram mais de US$ 13 bilhões em rodadas de investimentos.
Durante esse período, também foram oferecidos treinamentos para mais de 280 mil pessoas, em parceria com a Alura, por meio de programas de capacitação em IA. Para 2025, a meta é contemplar outras 400 mil.
Além de abrigar equipes que trabalham em produtos como Gmail, Search, Maps e YouTube, o local também terá foco em segurança, privacidade e inteligência artificial – entrando para a rede global de Google Safety Engineering Centers, que já conta com unidades em Munique, Málaga e Dublin.
O prédio, construído em 1940, será preservado em sua arquitetura original, mas ganhará ambientes internos modernizados. O acordo prevê contrapartidas, como a realocação de uma biblioteca e de um makerspace para prédios recém-inaugurados, etapas já concluídas.
Além disso, todas as intervenções seguem diretrizes de sustentabilidade e buscam minimizar impactos ambientais. O projeto inclui uso de ventilação natural por meio de sensores e janelas automatizadas, além de instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa e sistemas de captação de águas pluviais e de controle de enchentes no edifício.
Em comunicado, o Google informou que o novo centro de engenharia é um passo fundamental no plano de expansão das operações de engenharia da big tech no país e representa um investimento importante dentro do compromisso de longo prazo da companhia com o desenvolvimento do Brasil.
A ideia é que a unidade de São Paulo trabalhe em conjunto com as equipes baseadas no Centro de Engenharia de Belo Horizonte, o primeiro do gênero na América Latina, inaugurado em 2006. A atuação será multidisciplinar, formando equipes com especialidades em inteligência artificial, engenharia de software, gestão de produtos, projetos, UX, design, gestores de negócios, cibersegurança e dados.
Como parte do programa IPT Open, que busca estimular parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Google também vai colaborar com empresas de diferentes portes, centenas de startups e órgãos públicos. A ideia é impulsionar o uso de novas tecnologias, compartilhar conhecimento e boas práticas em acessibilidade e inclusão. O espaço contará ainda com uma área para eventos, voltada a conectar a comunidade e oferecer treinamentos em ferramentas e serviços do Google Cloud.