Fundadores da Guapeco: Julia Locks (COO), Thiago Pimentel (CTO) e Martha Rodrigues (CEO) | Foto: Divulgação
Fundadores da Guapeco: Julia Locks (COO), Thiago Pimentel (CTO) e Martha Rodrigues (CEO) | Foto: Divulgação

Os cuidados com os pets representam uma fatia cada vez maior do orçamento das famílias. Desde idas a veterinários e pet shops, até gastos com adestramento, creches, entre outros serviços, o mercado voltado para cães, gatos e outros bichinhos de estimação movimenta bilhões por ano no Brasil. De olho nesse nicho crescente — e no afeto que os colaboradores têm pelos seus animais — a Guapeco, startup de benefícios corporativos pet, acaba de anunciar uma nova rodada de investimento de R$ 1,8 milhão.

A rodada foi liderada pelo Investidores.vc, com aporte de R$ 1,55 milhão, e contou com follow-on da Bossa Nova Investimentos, que já havia participado do pré-seed de R$ 750 mil no ano passado. Com o novo aporte, a Guapeco quer acelerar seu crescimento e se consolidar como o “Wellhub dos pets”, transformando o cuidado com os animais em um diferencial estratégico para empresas.

Fundada em 2020 por Martha Rodrigues (CEO), 26 anos; Julia Locks (COO), 27 anos; e Thiago Pimentel (CTO), 32 anos; a Guapeco nasceu depois que dois de seus founders resgataram um gatinho e perceberam que os custos com veterinário podiam gerar rombos relevantes no orçamento. Hoje, o bichano, chamado de Mutley, vive com Thiago e é o embaixador da marca.

O modelo de negócios foi desenvolvido de forma similar ao Wellhub, para facilitar a compreensão e aceitação por parte das empresas. Atualmente, a plataforma oferece quatro tipos de planos: o plano inicial (Mutley), que não tem custo para o colaborador, oferece apenas telemedicina. As outras três modalidades (Thor, Belinha e Mel), têm valores de R$ 39,90 a R$ 119,90, dependendo do tamanho da empresa, e cobrem gastos veterinários.

O core da plataforma está nas consultas veterinárias, mas os planos também incluem reembolso de atendimentos presenciais e um clube de benefícios com descontos em produtos, aulas de adestramento e parcerias com redes do setor, como a Tudo de Bicho, o quarto maior varejista pet do Brasil.

Hoje, a startup já atende mais de 200 empresas, entre elas Accenture, Wellhub, PicPay, M. Dias Branco e Café Pilão.

Com a nova rodada, a Guapeco entra em uma fase de escala. O time deve crescer em 50% até o fim do ano, com a criação de novas posições nas áreas de marketing, vendas e sucesso do cliente, além da estruturação de canais indiretos e um programa de parceiros voltado para HRTechs, consultorias e corretores.

“A rodada marca nossa transição do momento de tração para o de escala. Estamos prontos para crescer com consistência e agilidade, fortalecendo nossa marca e nossa base de clientes estratégicos”, afirma Martha, em entrevista ao Startups.

Da história do Mutley à criação da startup

A ideia da Guapeco começou com um resgate. Anos atrás, Martha viu um gatinho ferido sendo atacado por um cachorro na rua. Ela o levou ao veterinário com a ajuda de Thiago, que na época ofereceu lar temporário. O tratamento foi caro, e a experiência a fez perceber o quanto o cuidado com os pets pode pesar no bolso — e o quanto eles se tornam parte da família.

“Eu trabalhava em uma empresa de tecnologia e percebi que todos ao meu redor tinham pets. Foi aí que pensei: por que não existe um benefício corporativo voltado para eles?”, relembra Martha.

A partir dessa reflexão, o trio de fundadores entrevistou mais de 80 prestadores de serviço, 200 tutores e diversos de profissionais de RH para validar a ideia. O resultado foi o nascimento de uma categoria inédita de benefício no Brasil.

A conexão com o Investidores.vc começou em 2024, durante o Web Summit Lisboa, onde a Guapeco participava como expositora. A partir dali, o relacionamento evoluiu ao longo de meses de trocas constantes, envio de relatórios mensais e um processo detalhado de análise antes da abertura da rodada. Desde então, o fundo tem sido um parceiro ativo da startup, oferecendo mentorias, conexões estratégicas e apoio em iniciativas importantes — como a presença da Guapeco no HR4Results, evento promovido pela Gupy.

Segundo Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, a Guapeco conseguiu antecipar uma transformação comportamental e corporativa.

“O pet deixou de ficar do lado de fora para ficar dentro de casa, e começou a receber o mesmo cuidado e atenção de um membro da família. Isso começa a ser cobrado dentro das empresas. A Guapeco entendeu isso antes de virar demanda”, afirma Amure, que complementa: “O que me chamou atenção foi a clareza, maturidade e capacidade comercial do time, mesmo sendo tão jovem”.