
A Hakutaku, startup de inteligência artificial para gestão de conhecimento empresarial fundada há cerca de um ano, acaba de assinar uma rodada pré-seed com a Stamina Ventures e GrowthWay. Por questões contratuais, os valores não foram divulgados ao Startups.
Com o aporte, a Hakutaku quer “afinar” seu produto para adaptá-lo às particularidades de cada empresa, assim como melhorar sua camada de serviços e estratégia de canais. De acordo com os fundadores, a startup deve testar diferentes rotas — de tráfego pago e produção de conteúdo a parcerias, indicações e presença em comunidades — para entender onde há maior eficiência e retorno.
Segundo Raduan Muarrek, CEO da Hakutaku, a startup passa por um momento de ajuste estratégico, mas mantém como objetivo central ajudar empresas a extrair mais valor dos próprios dados. “Queremos ser uma inteligência artificial que auxilia as companhias a usarem melhor as informações que já possuem”, explicou em entrevista.
Para tornar isso possível, a solução se apoia em um sistema de gestão de conhecimento capaz de consumir grandes volumes de dados desestruturados (como documentos, conversas internas e códigos) e transformá-los em respostas acionáveis dentro do fluxo de trabalho.
Sendo assim, a Hakutaku desenvolveu “conectores” que integram a plataforma a diferentes ferramentas usadas no dia a dia corporativo, como Google Drive, Google Meet, OneDrive, Notion, GitHub e Slack, e deve incorporar outros ambientes com o avanço do produto. A partir daí, a empresa cria um agente inteligente capaz de “saber tudo o que a empresa sabe”, unindo todas as informações antes dispersas.
Ainda de acordo com o CEO, o funcionamento da plataforma começa com uma etapa simples de conexão: o usuário autentica suas contas diretamente pela interface da Hakutaku e escolhe quais pastas deseja que a IA passe a monitorar.
A partir dessa seleção, a tecnologia inicia um processo contínuo de ingestão e atualização dos dados. “Nosso ETL (sigla para Extrair, Transformar e Carregar) checa a cada 15 minutos se houve alguma alteração e atualiza tudo automaticamente”, ressaltou. Com isso, o agente inteligente criado pela empresa passa a operar sempre com informações recentes, refletindo em tempo real o conhecimento interno da organização.
O trabalho contínuo da solução e seus agentes tem relação direta com o nome da empresa, inspirado no nome de uma criatura mística japonesa. Hakutaku é um boi de nove olhos que, segundo a lenda, sabe tudo sobre fauna, flora e criaturas místicas, e aconselha nobres a usar o conhecimento da natureza para resolver problemas da sociedade. No caso da startup, sai o boi e entram robôs para agregar e processar todos os dados de cada negócio.
Estratégias e metas
Para a Hakutaku, agora o trabalho é adaptar o SaaS a demandas específicas de cada cliente, criando uma camada de serviço que personaliza o agente de acordo com os fluxos e particularidades de cada operação. Hoje, a Hakutaku já conta com dois contratos firmados e negocia com outras três empresas, que devem se tornar seus primeiros casos de uso customizados.
Assim como os valores do aporte não podem ser divulgados, o CEO também não entra em números sobre volume de clientes ou projeções de faturamento. O que ele detalha, porém, é o plano operacional: a Hakutaku segue em uma fase de validação profunda do produto com um grupo reduzido de parceiros, etapa que deve se estender até o fim do primeiro bimestre de 2026.
“Na sequência, entramos em uma fase de testes maiores de canal de distribuição, entendendo onde conseguimos escalar com mais eficiência e qualidade. Isso nos posiciona para iniciar o processo de escala ao longo do próximo ano, de forma progressiva e sustentável”, afirma Raduan.