A startup de vitaminas e suplementos personalizados SetYou acaba de fechar sua 1ª captação. O cheque seed de R$ 3,5 milhões foi assinado pelos fundos DOMO Invest, IKJ Capital, The Next Company e Plataforma Capital, além de anjos da Universidade de Chicago e empreendedores na área da saúde.
Fundada em 2020 por Juliana Duarte e Murillo Vianna, a startup criou uma plataforma inteligente que entende o paciente de forma aprofundada. A partir de um curto formulário, o usuário indica seu estilo de vida, condição de saúde e objetivos. Depois é só esperar alguns instantes: o algoritmo faz o match das repostas com os mais de 60 ingredientes, 200 critérios e milhares de fórmulas para chegar na vitamina ideal para cada organismo.
Além das soluções mais comuns (de sono, imunidade, beleza, estresse e energia), a healthtech também oferece componentes para ajuste de libido, enxaqueca, rinite alérgica, infecção urinária, glicemia elevada e até compulsão por comida. Os sachês são enviados em pacotes para 30, 60 ou 90 dias. As soluções são desenvolvidas com um time de saúde especializado, formado por médicos, nutricionistas e farmacêuticos.
Com o dinheiro do aporte, a companhia está dobrando o time para 18 colaboradores e pretende investir em vendas e aquisição de clientes. Melhorias na tecnologia também serão implementadas paraaprimorar a jornada e a experiência do usuário durante todo o processo.
“A gente quer acompanhar o cliente. Não é só sobre a sua 1ª suplementação; é como ele está se sentindo e como consegue entender cada vez melhor a foma que cada substância está agindo no corpo”, afirma Juliana, em entrevista ao Startups. A parceria com os investidores chega para reforçar essa proposta, já que entre os anjos há mais de 10 médicos para que ajudarão em novas formulações e substâncias, além de conteúdos educativos para o paciente.
Desafios e potencial de mercado
O mercado mundial de vitaminas e suplementos alimentares representa quase US$ 110 bilhões, segundo dados do Euromonitor. No Brasil, o setor de suplementação (vitaminas, minerais, fitoterápicos e outros) já é estimado em R$ 45 bilhões.
Os entraves para alavancar o setor, segundo Juliana, começam na própria cultura do brasileiro. “As pessoas não têm tanto costume de tomar vitamina, diferente de como é nos Estados Unidos”, pontua. Ainda assim, a empreendedora reconhece que houve um boom durante a pandemia (bem no momento que a SetYou surgiu) com o aumento da demanda por alternativas para melhorar a imunidade.
“As pessoas também começaram a falar mais sobre doenças mentais, como ansiedade e depressão – e algumas substâncias das vitaminas podem ajudar a lidar com essas condições de forma mais natural”, afirma. Um mapeamento da SetYou feito de setembro de 2020 a abril de 2021 com uma base de mais de 80 mil respondentes revelou que, deste público, 73% afirmou ter compulsão por comida e 17% reconheceu sofrer com depressão e afirmou tomar antidepressivos. Além disso, cerca de 53,6% dos participantes têm como meta diminuir o estresse e a ansiedade.
O cofundador Murillo Vianna reconhece que o país passa por um momento de mudança e afirma que o papel da SetYou nesse cenário é, acima de tudo, educar a sociedade. “Há uma necessidade de mais aprendizado dos consumidores e comunidade médica e profissional. São muitas substâncias e é importante que tudo seja respaldado com estudos científicos”, explica.
Apenas em maio, a startup adquiriu mais de 400 novos clientes. Desde o lançamento já passaram pela plataforma mais de 80 mil usuários e aproximadamente 4 mil clientes. A projeção é aumentar a receita em até 7 vezes em 2022, fechando o ano em R$ 8 milhões e 10 mil novos consumidores.
Mais gente de olho
A SetYou, é claro, não está sozinha nessa corrida. Ela concorre com healthtechs como Be.Cap.s, Vitamine-se e Bio.me, também voltadas para a suplementação personalizada. “Nosso primeiro diferencial é a inteligência de personalização. A gente é rigoroso e consegue montar a fórmula ideal com todos os ingredientes”, diz Murillo. Ele acrescenta que, mais do que uma empresa de suplemento e vitamina, a SetYou se posiciona como uma empresa de saúde.
“A gente não limita o serviço na venda do produto. A jornada continua com o acompanhamento e nossa ideia é entregar cada vez mais informações sobre sua saúde de forma geral. O objetivo da SetYou, no fim do dia, é descomplicar o cuidado contínuo da saúde”, conclui.