Healthtechs

Com foco B2B, Saludii quer ampliar cuidado com a saúde alimentar

Espécie de Zenklub da nutrição, healthtech espera faturar mais de R$ 1 mi em seu primeiro ano de atuação

Foto: Canva
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Propagar a importância e o impacto da saúde alimentar conectando nutricionistas e pacientes por meio de uma plataforma digital. Essa é a proposta da Saludii, healthtech que ganhou vida no Núcleo de Empreendedorismo da USP em 2019, saiu do papel este ano, e que se prepara para ganhar musculatura e tracionar, em 2024.

Com o modelo de negócio focado no B2B2C, a healthtech criou uma solução web acessível, com pacotes e parcerias junto com empresas, em formato de benefício aos colaboradores. Conforme exemplifica Gustavo Brian, co-fundador da Saludii, a startup atua nos mesmos moldes que a Zenklub, só que com foco em nutricionistas, e não psicólogos.

“A ideação da startup veio da percepção sobre os desafios enfrentados pelos brasileiros no que diz respeito à saúde alimentar: a falta de consciência sobre a importância e do impacto em nossas vidas, e a barreira financeira para a maioria acessar esse tipo de cuidado com um nutricionista, devido a realidade econômica brasileira”, afirma Gustavo, em conversa com o Startups.

Segundo ele, a Saludii chega para resolver a dor de mercado em três pontas: nutricionistas, pacientes e empresas. Para nutricionistas, a healthtech oferece a oportunidade de uma renda extra e construção de autoridade profissional, enquanto para pacientes, torna possível o acesso ao acompanhamento alimentar aos que não podem pagar, ao mesmo tempo que propaga a importância da saúde alimentar. A startup também oferece consultas avulsas para qualquer pessoa, mas seu foco para tracionar é realmente o B2B.

Já as empresas podem se beneficiar com a melhora na qualidade de vida e aumento da produtividade dos colaboradores, bem como reduzir custos com doenças. Os planos ofertados incluem uma variedade de serviços, desde consultas avulsas com nutricionistas até planos premium para cuidados contínuos e acesso a descontos com parceiros. Uma consulta avulsa com um nutricionista custa a partir de R$ 100.

Outro atrativo, segundo Gustavo, é o “Saludii Day”, um evento presencial dedicado a “um dia para cuidar da sua alimentação” que acontece na empresa conveniada e que conta com uma palestra sobre a importância da saúde alimentar, Q&A com a nutricionista, coffee break, etc.

Gustavo Brian, co-fundador da healthtech Saludii (Foto: Divulgação)

Hub de nutrição

Embora lançada este ano, a startup tem a ambição de se tornar o maior hub de nutrição da América Latina, reunindo todo o universo da nutrição em uma única plataforma digital. Atualmente, são mais de 200 nutricionistas cadastrados e há mais de 50 empresas interessadas no negócio.

A expectativa da startup é de encerrar 2024, seu primeiro ano de operação, com faturamento superior a R$ 1 milhão e impactar cerca de 37,5 mil usuários (colaboradores). No mesmo período, a Saludii espera fechar mais de 500 parcerias com empresas e chegar a mais de 1 mil nutricionistas cadastrados na plataforma.

Até lá, a healthtech ainda tem alguns desafios pela frente, como o de conscientizar as empresas sobre a importância de se investir na saúde alimentar de seus funcionários. “Tem muita gente que nos pergunta qual a nossa diferença para um convênio, por exemplo. No entanto, não adianta você simplesmente contratar um convênio e deixar que o colaborador busque a nutricionista. Isso não acontece, e quando rola, é muito esporádico”, comenta Gustavo.

Por esta razão, o executivo reforça que o principal diferencial competitivo da Saludii está em sua metodologia de acompanhamento alimentar. Após a conexão com um nutricionista em uma primeira consulta, o paciente recebe estímulos periódicos para continuação do seu plano alimentar. Pela plataforma, o paciente também pode consultar o nutricionista do seu plano em qualquer momento do seu dia para obter suporte e esclarecer dúvidas.