ChatGPT Health | Foto: Divulgação
ChatGPT Health | Foto: Divulgação

A OpenAI anunciou na noite de segunda-feira (12) a aquisição da startup de saúde Torch Health em mais um movimento de acqui-hire no mercado de inteligência artificial. Segundo o comunicado das companhias na rede social X, o time da startup será incorporado à OpenAI para ajudar no desenvolvimento do ChatGPT Health.

O chatbot voltado para saúde e bem-estar funcionará dentro do ChatGPT e foi anunciado recentemente pela OpenAI. Além de tirar dúvidas dos usuários, o ChatGPT Health permitirá a integração com dados pessoais e registros de aplicativos de bem-estar, como Apple Health, Function e MyFitnessPal

A Torch foi fundada em 2024 por Ilya Abyzov (CEO), Eugene Huang, James Hamlin e Ryan Oman, que se conheceram quando trabalhavam na Forward Health – startup que encerrou suas atividades em novembro do ano passado, apenas um ano após levantar US$ 100 milhões em uma Série E.

A tecnologia desenvolvida pela Torch Health é centrada justamente no problema que a OpenAI quer atacar com o ChatGPT Health: unificar dados de saúde fragmentados em um só lugar e torná-los acessíveis e utilizáveis por inteligência artificial. A plataforma da Torch já tinha como objetivo conectar registros médicos de hospitais, resultados de exames, dados de laboratórios e informações de dispositivos vestíveis, transformando tudo isso em um panorama compreensível para o usuário – recursos que agora devem ser integrados de forma ainda mais profunda ao ChatGPT Health.

Segundo o The Information, a OpenAI teria pago cerca de US$ 100 milhões em equity pela Torch.

“Criamos a Torch para construir uma memória médica para a IA, unificando registros dispersos em um mecanismo de contexto que ajuda você a ver o panorama completo, conectar os pontos e garantir que nada importante se perca novamente no meio do ruído. Agora, estamos nos unindo à OpenAI para concretizar essa visão em uma escala muito maior do que jamais conseguiríamos alcançar sozinhos”, escreveram os fundadores da startup, em nota publicada no site da empresa.

A aposta da OpenAI no ChatGPT Health é parte de uma corrida entre grandes empresas de IA para conquistar espaço no setor de saúde, visto como uma das próximas fronteiras de crescimento da tecnologia. Recentemente, a Anthropic também lançou o Claude for Healthcare, um conjunto dedicado de ferramentas médicas dentro do modelo Claude, voltado para consultas clínicas, operações hospitalares e pesquisa em life sciences.