Os principais players do mercado de Saúde vão se reunir no Rio de Janeiro em novembro para discutir inovação e tecnologia na fisweek. O evento espera um público de 5 mil pessoas, além de 250 empresas, entre redes de hospitais, farmacêuticas e seguradoras, e mais de 120 startups.
A ideia é que o evento seja uma espécie de “Web Summit da Saúde”, explica Rodrigo Vilar, CEO da Iniciativa FIS. Criado em 2017, o Fórum de Inovação Saúde (FIS) atua como um ecossistema de lideranças do segmento, e promove anualmente o encontro desses executivos e companhias com healthtechs e organizações de inovação.
“A edição deste ano do Web Summit Rio tinha 85 startups ligadas à saúde, enquanto a fisweek terá 120. É um evento feito de e para o ecossistema de inovação em saúde”, afirma Rodrigo.
Entre os parceiros do evento estão players como Amil, AstraZeneca, Pfizer, Novartis, Roche, Rede D’Or e outros. Para o CEO da Iniciativa FIS, o evento representa uma oportunidade para startups que desejam se conectar tanto a potenciais clientes, como essas grandes corporações, quanto a investidores.
A programação do evento também inclui painéis com gestoras de venture capital, como a Ventiur, Antler e VOX Capital, além de um espaço chamado Founder’s Lounge, onde os investidores e fundadores podem fazer networking.
Entre os cerca de 180 painéis que farão parte da fisweek 2024, boa parte tem como tema o assunto do momento: inteligência artificial (IA). “Há um ou dois anos atrás, estaríamos falando de metaverso, que foi um hype que perdeu força. A IA, por outro lado, veio para ficar. E grandes pautas estão ligadas a essa tecnologia, não tem como fugir. Cerca de 50% dos temas deste ano estão ligados a isso de algum modo”, explica Rodrigo.
Segundo o organizador, inovação é uma demanda do segmento de saúde, seja para grandes players, quanto para empresas menores, que ainda estão começando a incorporar tecnologia às suas operações.
“Existem 6.500 hospitais no Brasil hoje, mas mais de 4 mil não têm capacidade de incluir IA, porque estão preocupados com a operação, em fazer o dia a dia funcionar. As startups ajudam a integrar tecnologias, que podem nem ser tão disruptivas, mas que são uma porta de entrada. Claro que IA conversa muito bem com grupos como DASA, Rede D’Or, Amil, mas não é uma realidade do setor. Nosso objetivo é ajudar as startups a venderem melhor para o setor como um todo e ajudar essas empresas a conhecer as novidades”, acrescenta Rodrigo.
A fisweek 2024 acontece entre os dias 6 e 8 de novembro no Expo Mag, centro de convenções localizado na Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
Paralelamente, a Iniciativa FIS também irá promover o Rio Health Forum, nos dias 6 e 7, no mesmo prédio, porém em espaços diferentes. O evento fechado para convidados irá receber entre 250 e 300 pessoas para debater as necessidades e percepções das regiões e segmentos da saúde sobre o tema global: “Competitividade no Complexo Econômico Industrial da Saúde”. Recentemente, a Iniciativa realizou evento com o mesmo tema, mas em Recife com o objetivo de atender às regiões Norte e Nordeste.