HRTech

Após captar R$ 6M, Yapp prepara expansão internacional

HRTech mineira inicia testes nos EUA e Canadá ainda em 2025, enquanto acelera crescimento no Brasil com meta de faturar R$ 1 milhão neste ano

Leitura: 3 Minutos
Daniel Monteiro, cofundador da Yapp
Daniel Monteiro, cofundador da Yapp (Foto: Divulgação)

Após captar R$ 6 milhões em uma rodada pré-seed, a HRTech mineira Yapp se prepara para dar seus primeiros passos fora do Brasil. Spin-off da consultoria Yellow, a startup de automação inteligente para recrutamento e seleção iniciará ainda em 2025 testes nos Estados Unidos e no Canadá, apoiada na rede de investidores-anjo estrangeiros que participaram do aporte.

Segundo Daniel Monteiro, cofundador da Yapp, muitos desses parceiros já mantinham relacionamento com a startup antes mesmo da captação. “Eles se interessaram primeiro em usar a solução como clientes e, depois, decidiram investir”, conta. A abordagem permitiu criar um relacionamento sólido e de confiança entre as partes, além de facilitar a entrada da Yapp em novos mercados.

A estratégia de internacionalização segue um processo de “tropicalização reversa”: adaptar uma solução desenvolvida no Brasil às exigências e regulamentações de economias norte-americanas. Isso inclui ajustes tecnológicos e adequações de compliance necessárias para operar nos Estados Unidos e no Canadá.

“Nos EUA, por exemplo, os contratos são anualizados e os pagamentos costumam ser semanais, o que exige ajustes muito além da tradução do sistema”, explica Daniel. A ideia é que a plataforma esteja preparada tanto para o modelo brasileiro (CLT e PJ) quanto para o americano, permitindo escalabilidade em diferentes países.

“A tecnologia e a mão de obra brasileiras são muito qualificadas e respeitadas lá fora”, observa Daniel. “Somos um país protagonista de muita inovação e vimos que dá para sonhar ainda mais alto do que pensávamos.”

Apesar do horizonte internacional, ele reforça que há espaço de sobra para crescer internamente, com menos de 20% das empresas brasileiras utilizando softwares de recrutamento. Com a internacionalização, a expectativa é aumentar o interesse de multinacionais ou empresas estrangeiras que atuam no Brasil.

Próximos passos

Lançada oficialmente em outubro de 2024, a startup já atende mais de 50 empresas no Brasil e mantém um banco de talentos com mais de 20 milhões de profissionais.

Entre as prioridades da Yapp estão fortalecer marketing, vendas e relacionamento com clientes. A meta é fechar 2025 com faturamento de R$ 1 milhão e crescer de seis a sete vezes em 2026, apoiada na expansão comercial e no lançamento de novos recursos de inteligência artificial.

A empresa pretende disponibilizar 12 agentes de IA até meados de 2026, com funções que vão desde automação de processos até análise de dados para melhorar contratações. “Todos os nossos agentes estão voltados para experiência do candidato, automação de processos repetitivos e inteligência de dados, com o objetivo de aprimorar o processo e melhorar as contratações”, conclui Daniel.